Extensão

Os Projetos de Extensão propostos pelo Departamento de História e Geografia (HGS) são pautados nas orientações contidas na Política de Extensão da PUC Goiás, que conceitua a extensão numa relação indissociável entre o ensino e a pesquisa. Docentes e discentes do curso participam das seguintes iniciativas:

- Instituto Dom Fernando (IDF): Atualmente, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da infância, adolescência, juventude e família sua temática preferencial de reflexão/atuação.

- Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e a Adolescência Aldeia Juvenil (Cepaj): Ligado ao IDF, atua no atendimento e na produção de conhecimento na temática da promoção de direitos de crianças, adolescentes, com o objetivo do desenvolvimento saudável infanto-juvenil, em suas famílias e em sua comunidade.

- Escola de Circo Dom Fernando (ECDF): Também ligada ao IDF, trabalha com crianças, adolescentes e famílias da Região Leste de Goiânia, vivenciando a proposta do circo social, em que a arte circense constitui-se em ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento da consciência critica e da autonomia, de crianças e adolescentes.

- Programa de Gerontologia Social (PGS): Atua nas questões relacionadas ao envelhecimento. Entre as iniciativas do PGS, está a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

- Programa de Educação e Cidadania (PEC): Busca fortalecer a escola pública como projeto coletivo e como espaço de democratização do saber. Desenvolve um trabalho pedagógico na perspectiva da formação continuada de professores das escolas públicas, articulando seus desafios à formação continuada de professores das Licenciaturas na PUC Goiás. Também propicia assessoria técnico-pedagógica a assentamentos rurais em municípios da Diocese de Goiás e grande Goiânia.

- Projeto de Referência em Inclusão Social (Pris): Congrega iniciativas consolidadas na instituição, o Projeto Aprender a Pensar (PAP), o Projeto Alfadown e o Projeto de Intervenção e Linguagem: Aquisição e Reabilitação (Pilar).

- Programa Interdisciplinar da Mulher – Estudo e Pesquisa (Pimep): Desenvolve pesquisa com o Núcleo de Investigação de Gênero, produzindo e socializando o conhecimento nas áreas de estudo sobre mulheres, gênero e feminismos.

Programa de Extensão da PUC Goiás

O curso de Geografia da PUC Goiás participa, anualmente, da Jornada de Cidadania, iniciativa focada no atendimento à comunidade que reúne. No evento, o curso está presente na Estação de Formação de Professores e do Memorial do Cerrado. Os espaços são organizados pelos professores e acadêmicos para articular o ensino e a extensão.

Prosa – Programa Socioambiental que trabalha questões socioambientais e de educação ambiental com a comunidade externa e interna da Universidade. (PROSA com A escola, e Prosa com a terceira idade).