O Curso

LogoO curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica  de Goiás qualifica profissionais para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento, diagnóstico dos distúrbios e das diferenças da comunicação humana. Seus profissionais atuam nas áreas da Saúde e Educação, de forma autônoma e independente, tanto no setor público como no privado. Podem exercer atividades de ensino, de pesquisa administrativas.

O trabalho do fonoaudiólogo, em geral, refere-se à promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico e reabilitação de possíveis distúrbios da comunicação humana em suas modalidades oral, escrita e gestual. O seu campo de atuação envolve alterações nas funções auditiva periférica e central, vestibular, cognitiva, orofacial, linguagens oral e escrita, fala, fluência, voz, deglutição e saúde.

Frequentemente o profissional fonoaudiólogo trabalha em equipes multiprofissionais compostas por médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores, entre outros profissionais. Pode atuar em Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais, maternidades, clínicas, asilos, instituições de saúde, creches, berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, homecare, teatro e veículos de comunicação.

Hoje a Fonoaudiologia conta com 11 especializações:

Especialização em Audiologia; em Disfagia; em Gerontologia; em Fonoaudiologia Educacional; em Fonoaudiologia Neurofuncional; em Fonoaudiologia do Trabalho; em Neuropsicologia; em Linguagem; em Motricidade Orofacial; em Voz e em Saúde Coletiva.

O desafio do curso de Fonoaudiologia é formar profissionais capazes de pensar, atuar e ser proativo em sua profissão, com responsabilidade político-social, a partir dos conhecimentos científicos, teórico-práticos e éticos adquiridos e de acordo com os princípios éticos da Instituição.

Conheça o Curso: 

https://www.youtube.com/watch?v=h47oxL9bJQA&feature=youtu.be 

Contato  com a Coordenação do Curso:

Coordenadora: Profa. Ma. Maria Carolina Cabral de Lacerda
E-mail: coordenacaofonopucgoias@gmail.com

Contato com a Escola de Ciências Sociais e da Saúde – ECISS:

Diretor: Prof. Dr. Renato Alves Sandoval
Secretários: Edinamar Rodrigues de Moura (Titular)
Jeancarlo Ribeiro (Adjunto)
E-mail da Escola: ecisspucgoias@gmail.com;
eciss@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1097
(62) 3946-1126
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 7h às 12h50 e das 16h às 21h50.
                                                       Sábado das 7h às 11h.
 

Estrutura curricular

A estrutura curricular do curso de Fonoaudiologia, está dividida em 8 (oito) módulos, distribuídos, distribuídos em 3 ciclos, sendo o ciclo 1 e 2 por ciclos da vida (Infância/Adolescência, Adulto e Idoso) e foi construída de modo a articular teoria e prática desde o módulo básico, a saber:

  • Ciclo 1 – composto por três módulos, construídos de modo a oferecer a formação básica contextualizada com o fazer fonoaudiológico.
  • Ciclo 2 – constituído por três módulos, visando favorecer a compreensão do processo de investigação, diagnóstico e terapia fonoaudiológicos.
  • Ciclo 3 – formado por dois módulos, compostos por estágios supervisionados obrigatórios, por meio dos quais o estudante exercita a prática em Fonoaudiologia e Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2.

Os ciclos abrangem as dimensões biológicas, relacionadas às Ciências Biológicas e da Saúde, dimensões humanas, respeitando as Ciências Sociais e Humanas, e dimensões das competências da Fonoaudiologia e técnica-tecnológicas.

 

Metodologia de Ensino da Matriz Curricular 2019

O processo de ensino-aprendizagem, a partir de metodologias participativas, exige uma postura crítica dos envolvidos. Assim, a relação entre seus atores deve superar a perspectiva de que saber ensinar consiste em apenas transferir conhecimento a fim de possibilitar sua produção dialogada enquanto prática vivenciada. As metodologias participativas usam problemas reais ou simulados, para iniciar, motivar e centrar na construção de conhecimentos, além de possibilitarem que os estudantes se capacitem com vistas a solucionar problemas e trabalhar em grupo, assim como viabilizar a eles um contexto educacional típico do mundo do trabalho.

A formação do fonoaudiólogo, historicamente clínica, passa por um processo de reflexão acerca da contextualização da formação deste profissional de acordo com as políticas públicas vigentes. Acredita-se, assim, que os cursos de graduação devam ser estratégicos no intuito de contemplar na formação do fonoaudiólogo também as competências exigidas no mundo atual, não se restringindo ao conhecimento técnico- clínico (SILVA; SAMPAIO; BIANCHINI, 2010).

Nessa perspectiva, o curso de Fonoaudiologia baseia-se nas Metodologias Participativas de Ensino. As aulas expositivas quando se fizerem necessárias devem ser dialogadas com os discentes de forma a despertar o protagonismo dos mesmos para o seu processo de aprendizagem.

Diferencial

O curso dispõe de laboratórios de audiologia, laboratório de voz, sala para documentação dos pacientes para melhor realizar a associação teórico-prática, além de excelentes laboratórios para formação básica. Oferece estágios supervisionados em todas as áreas da fonoaudiologia.

Inserido na Clínica-Escola de Fonoaudiologia, encontra-se o Centro de Referência em Saúde Auditiva (CRESA/PUC Goiás) que, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza um serviço de atenção à saúde auditiva de média complexidade. Neste centro, são realizados vários exames audiológicos que possibilitam um diagnóstico nosológico, determinado pela otorrinolaringologia e funcional (diagnóstico fonoaudiológico) dos diversos distúrbios da audição. Após a avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica, são selecionados e adaptados os aparelhos de amplificação sonora individuais que são doados àqueles que os necessitam, seguidos por atendimento fonoaudiológico na área de audiologia educacional. É também realizado o “teste da orelhinha”, avaliação audiológica infantil comportamental e eletrofisiológica assim como, avaliação e terapia dos distúrbios do equilíbrio. Desta forma, este centro também se revela um excelente campo de estágio curricular.

Histórico

O curso de Fonoaudiologia na PUC Goiás surgiu a partir da preocupação do Departamento de Psicologia em estruturar um trabalho na área fonoaudiológica, a fim de atender à solicitação de alunos e de clientes do Centro de Orientação Psicológica e Clínica (COPC) com distúrbios da comunicação. O projeto de criação do curso foi coordenado pela professora Annete Scotti Rabelo, tendo como colaboradores as professoras Ceres Regina Dias Fernandes e Cirinéia de Abreu Moura e representação do Núcleo de Fonoaudiologia de Goiânia. O curso de Fonoaudiologia foi implantado na PUC Goiás em 1986/2, conforme Resolução nº 06, de 06 de abril de 1983. Em 1988/1 foi realizada a primeira reestrutuação curricular, sendo a última implementada em 2007/1.

Mercado de Trabalho

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde que atua com indivíduos de todas as faixas etárias, desde o recém-nascido até o idoso, sendo responsável pela pesquisa, prevenção, avaliação, habilitação e reabilitação nas áreas de comunicação oral e escrita, voz, audição e motricidade orofacial, bem como nos padrões de aperfeiçoamento de fala e voz.

LOCAIS DE ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO

  • HOSPITAIS;
  • MATERNIDADES;
  • POSTOS DE SAÚDE;
  • ESCOLAS;
  • INDÚSTRIAS;
  • CENTROS AUDITIVOS;
  • CONSULTÓRIOS;
  • UNIVERSIDADES;
  • CRECHES;
  • INSTITUIÇÕES;
  • REDES DE TV E RÁDIO;
  • TEATRO;
  • CORAIS;
  • EMPRESAS DE CALL CENTER.

 

 

 Formação Científico-Tecnológica

O curso de graduação em Fonoaudiologia tem como objetivo formar profissionais habilitados para utilizarem adequadamente os métodos da ciência que possibilitem um conhecimento mais amplo de sua realidade global, regional e local, bem como das bases científicas, técnicas e tecnológicas referentes ao seu campo próprio de atuação.

 Formação Crítico-Humanística

O curso de graduação em Fonoaudiologia da PUC Goiás tem como objetivo a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, assegurando uma sólida formação e domínio do conhecimento quanto ao objeto de estudo da Fonoaudiologia.