Extensão

  • Projeto cursinho solidário – Prepara Enem;

Esse projeto atende a sociedade carente da região Leste de Goiânia, que tem como objetivo preparar alunos para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O projeto consiste numa parceria entre o Instituto Dom Fernando – IDF e com as Escolas de Formação de Professores e Humanidades; Ciências Exatas e da Computação e de Ciências Agrárias e Biológicas, ele está consolidado desde 2017, esse curso preparatório para o ENEM na Região Leste de Goiânia, com aulas a sendo ministradas pelos estudantes e sob a supervisão dos docentes pertencentes aos cursos das referidas Escolas na sede da Escola de Formação da Juventude lembrando que ele ocorre no segundo semestre de cada ano.

A criação do curso preparatório para o ENEM possibilitou a inserção de discentes que visam exercer atividades complementares, de monitoria e voluntariados, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Filosofia da EFPH ora parceira. O curso de Filosofia escolheu como vinculação nesse projeto o voluntariado e a monitoria quando necessária, cabendo ao professor supervisor analisar quais entradas serão pertinentes à realidade desse cursinho preparatório e quais conteúdos serão abordados pelos docentes durante as aulas.

            Nesse ambiente, os estudantes universitários poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas curriculares dos cursos que frequentam, também, podem exercitar suas habilidades docentes, além de levar o conhecimento produzido na Universidade à comunidade da Região Leste de Goiânia. Podem, ainda, utilizar o curso preparatório para levantar dados sobre a atividade de docência, as formas de aprendizagem, as didáticas de ensino, e a realidade sócio-histórica dos estudantes, dentre outros, aliando para tanto, o ensino, a pesquisa e a extensão.

  • Projeto Vida;

O Instituto Dom Fernando – IDF desenvolve pesquisas voltadas à compreensão e proteção dos Direitos Humanos Universais, a cooperação internacional tanto na área artística, relacionada à metodologia do circo social, quanto na área de formação educacional e de jovens, para o trabalho e promoção da cidadania. Além disso, promove a produção/sistematização de conhecimentos sobre a realidade social, no processo de reconstrução do significado de ser criança, adolescente, jovem e as diversas configurações familiares.

Os programas do IDF, nas regiões Leste e Noroeste de Goiânia, recebem e atendem crianças, adolescentes e jovens, formando para o exercício da cidadania, a valorização da vida e construção de protagonismos históricos. São atendimentos diários por meio de diversas tecnologias sociais (arte circense; culturas populares; oficinas; cursos profissionalizantes e projetos de vida), nos contraturnos escolares.

Desse modo, o IDF e a PUC Goiás, observando as necessidades dessa região, firmaram um acordo de cooperação para criar o cursinho solidário na Escola de Formação da Juventude – EFJ, localizada na região Leste de Goiânia. É um Programa extensionista do IDF/Proex /PUC Goiás, onde são desenvolvidos cursos de formação profissionalizante, com um público constituído por adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social com idades entre 14 e 20 anos.

No caso da Filosofia são selecionados discentes para desenvolverem as atividades a cada semestre. Os estudantes universitários escolhidos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas curriculares dos cursos que frequentam, também, podem exercitar suas habilidades docentes, além de levar o conhecimento produzido na Universidade à comunidade da Região Leste de Goiânia. Podem, além disso, utilizar temáticas crítico-reflexivas sobre os problemas da sociedade contemporânea.