Pesquisa

A Escola de Engenharia da PUC-Goiás desenvolve pesquisa em diversas áreas da ciência ligadas à Engenharia, nas diversas especificidades dos cursos ofertados pela Escola. Atualmente são 05 (cinco) grupos multidisciplinares de pesquisa que possibilitam a geração de conhecimento em várias linhas de investigação focadas em estudos dirigidos. Conheça mais dos Grupos de Pesquisa disponíveis na Escola de Engenharia da PUC-Goiás.

GEMORH

Gestão e Modelagem de Recursos Hídricos

Grupo de pesquisa que tem por objetivo desenvolver e avaliar técnicas de tratamento de resíduos líquidos por wetlands, desenvolver banco de dados climáticos de estações convencionais, desenvolver modelos em recursos hídricos, avaliar a qualidade de água em ambientes urbanos, dimensionar e avaliar a eficiência de sistemas de utilização de águas pluviais, monitorar recursos hídricos por meio de ferramentas de geoprocessamento e desenvolver ferramentas de gestão público-privada dos recursos hídricos.

Linhas de Pesquisa:

  1. Modelagem e simulação de recursos hídricos
  2. Qualidade ambiental e saúde
  3. Planejamento urbano e recursos hídricos

GPPA

Grupo de Pesquisa em Prototipagem Avançada

O objetivo do GPPA é estudar técnicas de prototipagem e manufatura para compreender como preparar e adaptar as empresas atuais para o modelo de produção da indústria 4.0. As principais áreas de estudo estão voltadas para a manufatura aditiva (impressão 3D), fresagem CNC, robótica, eletrônica digital e analógica, eletrônica de potência, microcontroladores, software, firmware, modelagem de linhas de produção com a inserção de novas tecnologia para diversas aplicações industriais, otimização e inteligência artificial. Formar recursos humanos para pesquisa, indústria e empreendedorismo.

Linhas de Pesquisa:

  1. Projeto de placas de circuito impressos e integrados
  2. Prototipagem virtual e impressão 3D.

GTREMAE

Grupo de Tecnologia de Reciclagem e Materiais Alternativos na Engenharia

A missão do GTREMAE é estudar o desempenho de materiais de construção produzidos com agregados reciclados, tais como: areia reciclada, RCC – Resíduos da Construção Civil, além de agregados oriundos de resíduos sólidos como o vidro, a biomassa dos resíduos agroindustriais como a cinza de casca de arroz e bagaço de cana de açúcar além do lodo de estação de tratamento de água.

Linhas de Pesquisa:

  1. Agregados Reciclados
  2. Resíduos Sólidos e Biomassa

I +SysO

Identificação, modelagem e inteligência artificial para otimização de sistemas

Grupo de estudo e desenvolvimento de técnicas avançadas de inteligência artificial como algoritmos genéticos, redes neurais, lógica fuzzy,  para otimização de sistemas, com objetivo de desenvolver modelos matemáticos para planejamento otimizado de sistemas de telecomunicação, técnicas de  inteligência artificial aplicadas ao gerenciamento de projetos, tratamento de informações imprecisas,  planejamento da operação de sistemas de distribuição de energia elétrica com técnicas de inteligência computacional.

Linhas de Pesquisa:

  1. Inteligência computacional aplicada
  2. Modelagem e otimização de sistemas

MESOTROPE

Mecânica dos Solos Tropicais Aplicada a Empreendimentos de Geração de Energia

O objetivo deste grupo é realizar estudo de solos tropicais brasileiros aplicados à construção de empreendimentos de geração de energia hidroelétrica e fotovoltaica, observado prioritariamente o controle tecnológico de fundações, aterros e estabilidade de taludes, além do fenômeno de erosão em áreas de reservatório. Também são alvos de estudo tecnologias construtivas com aplicação de bioengenharia com uso de geossintéticos com elementos de reforço, filtração e proteção.

Linhas de Pesquisa:

  1. Bioengenharia
  2. Ensaios laboratoriais e In Situ
  3. Geotecnia ambiental