TCC

O artigo 7° da Resolução CNE/CES de 11/03/2002, em seu parágrafo único, estabelece que é “obrigatório o trabalho final de curso como atividade de síntese e integração de conhecimento.”

Assim sendo, a proposta curricular do Curso prevê a realização, pelo aluno, de um Trabalho Final de Curso. Neste sentido, ele terá que desenvolver um trabalho de pesquisa, prático ou teórico, que resulte em uma produção escrita que deverá ser defendida perante uma banca examinadora como requisito para obtenção do título de bacharel. Este trabalho poderá ser realizado mediante estudos dissertativos, de construção de modelos científicos, de protótipos de aplicação de novas tecnologias, de projetos interdisciplinares, de participação em projetos de iniciação científica e outros aprovados pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Controle e Automação.

O trabalho desenvolvido em 2 (duas) disciplinas – Trabalho Final de Curso I e Trabalho Final de Curso II, cada uma com 4 créditos – 60 horas, com dois encontros semanais, deve ser executado, preferencialmente, por equipes de 4 ou 5 discentes.

Os discentes são orientados, acompanhados e avaliados, periodicamente, pelos professores orientadores das disciplinas. Ao término da disciplina Trabalho Final de Curso II, o grupo deve apresentar o estudo realizado, a uma banca avaliadora, conforme regulamento próprio.

Sempre que possível, sugere-se que o trabalho seja apresentado em eventos nacionais na área de Engenharia de Controle e Automação e/ou publicado em revistas especializadas.

Na PUC Goiás, o Trabalho Final de Curso segue o Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação – Série Legislação e Normas 16 aprovado pela Resolução N. 009/2011 – CEPEA, de 16/11/2011.