Extensão

PROGRAMAS DE EXTENSÃO DO CURSO

A extensão do curso de Engenharia Ambiental da PUC Goiás é desenvolvida pelo Programa Socioambiental e de Economia Solidária (PROSA), gerido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX). Neste programa, os alunos do curso de Engenharia Ambiental participam como estagiários, bolsistas e voluntários na promoção de ações, comunicação, preservação e documentação na área socioambiental, de planejamento urbano, de políticas públicas e de economias solidárias voltadas à produção e divulgação do conhecimento, ao desenvolvimento da cidadania e da conscientização da comunidade.

Outro destaque está nos vínculos da Engenharia Ambiental com os projetos que levam ao campo de estágio, pesquisa e trabalho de conclusão de curso:

  1. Trilha Olhos Cerrados – educação ambiental por meio dos sentidos, que envolve os acadêmicos da Engenharia Ambiental e a comunidade externa a instituição. A sua contribuição não se resume à formação acadêmica, mas permite aproximar o ser humano da natureza, sem distinção das necessidades especiais e grupos desfavorecidos da sociedade, na perspectiva da inclusão e construção da cidadania.
  2. Na área de reciclagem, a parceria com Cooperativa de Reciclagem Cooprec data de seu nascimento. Esta cooperativa integra o conjunto de instituições mantidas pela Sociedade Goiana de Cultura (SGC), entidade mantenedora da PUC Goiás, e que prestam serviços sociais. Além do caráter social que é marca de sua existência, há explicita preocupação com os resíduos sólidos e sua destinação.

PROGRAMAS DE EXTENSÃO DA PUC GOIÁS

O Programa de Cursos de Extensão (PCE) da Coordenação de Cursos, Eventos e Projetos Especiais (CCE), da Pró- Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, oferece cursos de extensão nas diversas áreas do conhecimento aos acadêmicos, aos profissionais e à comunidade externa.

O direito à educação é previsto na Constituição Federal de 1988 art. 6º; sendo os cursos de extensão não sujeitos à tutela do MEC, mas em suas temáticas diferenciadas e tipologias: atualização, capacitação e aperfeiçoamento promovem o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social, garantindo ao estudante a sua permanência no mercado competitivo de trabalho, a excelência no desempenho do serviço e maior qualidade de vida.

Embora a não obrigatoriedade de reconhecimento pelo MEC, institui-se a garantia da qualidade do conteúdo ministrado e a participação dos estudantes com a conclusão de 75% de frequência nas atividades.

O ambiente acadêmico permite interações valiosas de experiências e conhecimentos, contribuindo tanto para o enriquecimento intelectual quanto moral, seja nas modalidades presenciais, à distância e das duas formas combinadas.

Os cursos de extensão contam com uma equipe de trabalho multidisciplinar titulada, sendo o processo de aprovação dos cursos avaliados pelas unidades acadêmicas e administrativas da Instituição. A vinculação ao quadro permanente de ministrantes poderá ser feita por quaisquer das formas legalmente existentes, seja contrato de trabalho ou contrato de prestação de serviços.

Tais cursos são apresentados semestralmente em consonância com as constantes transformações do conhecimento e do mundo do trabalho que, cada vez mais, intensifica exigências de uma formação acadêmica, profissional, diversificada, integrada e consistente.

Quem busca a Educação Continuada oferecida pelo Programa de Cursos de Extensão da PUC Goiás encontra, além da excelência em formação educacional, ética e humana, a oportunidade de convívio com professores e alunos que se destacam em suas áreas de atuação.

Oportuniza por meio da certificação a complementação das atividades acadêmicas, incremento profissional curricular, além de proporcionar, a certa categoria de servidores públicos, a obtenção da progressão salarial.

A PUC Goiás, por meio dos cursos de extensão, abre suas portas, possibilitando a participação da comunidade externa, ao mesmo tempo em que efetiva seu compromisso com a melhoria das condições de oferta de um conhecimento que articula formação profissional, pessoal e humanitária.