O Curso

A Agronomia é uma das profissões mais importantes do novo milênio, responsável pela produção de alimentos em quantidade e qualidade para uma população mundial crescente. O profissional agrônomo trabalha para melhorar a produtividade vegetal e animal, participando de todas as etapas do processo produtivo, abrangendo a criação e a implantação de sistemas agropecuários, tratos culturais e sanitários, logística de colheita e transporte, administração, processamento de produtos e comercialização agrícola, sempre em uma perspectiva de sustentabilidade desses sistemas.

Contatos com a Coordenação:
Coordenador: Prof. Dr. Jales Teixeira Chaves Filho
E-mail: jales.bio@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1766
Horário de atendimento: das 8:30h às 12:30h

Contatos com a Escola de Ciências Agrárias e Biológicas:
Diretor: Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva
Secretário: Pedro Ferreira Londe
E-mail: ecab@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1702/ (62) 3946-1703/ (62) 3946-1714/(62) 3946-1768/ (62)3946-1769
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 7h às  22h e sábado, das 7h às 11h.

Diferencial

O curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás busca formar profissionais aptos para atuar no mercado de trabalho, sendo capazes de se adaptarem de forma crítica e criativa diante de novas situações impostas por uma sociedade em constante transformação. O curso conta com uma estrutura física adequada ao processo de formação profissional com salas de aula, laboratórios, espaços de apoio didático, equipamentos, áreas para experimentação agrícola e trabalhos de campo no próprio local, situado na área urbana de Goiânia. O corpo docente do curso possui alta qualificação com professores doutores e mestres considerados referência em suas áreas de conhecimento.


Histórico

O curso de Agronomia no Brasil, regulamentado pelo Decreto nº 23.196 de 12 de Outubro de 1933, sendo uma das profissões de maior expressão no país em virtude de a atividade agropecuária figurar entre as mais relevantes. Na PUC Goiás a abertura desse novo curso de graduação foi discutido durante vários anos, porém, só foi implementado com a criação da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas-ECAB, composta inicialmente pelos cursos de Zootecnia e Biologia.

Diante da necessidade de oferecer novos cursos para atender a demanda da comunidade e considerando a estrutura física e docente/acadêmica da ECAB, foram retomadas as discussões sobre o curso em 2017, resultando na abertura do primeiro vestibular para o curso neste mesmo ano após apreciação e aprovação pela reitoria da PUC Goiás.


Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do Engenheiro Agrônomo é bastante amplo, existindo diversas possibilidades no campo profissional como:

  •  Administração rural – atua no gerenciamento de unidades de produção rurais em todas suas etapas, participando do planejamento e logística de toda a produção, escoamento, compra de equipamentos e insumos e até na área de recursos humanos.
  •  Defesa sanitária – participa efetivamente do combate de pragas e prevenção de doenças em lavouras e rebanhos.
  •  Economia e administração agroindustrial – Planejamento e gerenciamento das operações de distribuição e venda de produtos agrícolas. Coordena programas de crédito rural para cooperativas e pequenos produtores.
  •  Engenharia rural – Elabora projetos em propriedades rurais, como nivelamento do solo e montagem de sistemas de irrigação, construções rurais.
  •  Ensino – Leciona em escolas públicas ou particulares de educação profissional ou em faculdades.
  •  Fitotecnia – Acompanha o cultivo e a colheita de safras, buscando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de adubos e do combate a pragas.
  •  Indústria e venda de alimentos – Supervisiona a estratégia de produção e de preços de alimentos de origem animal e vegetal.
  •  Manejo ambiental – Explora os recursos naturais, visando à preservação ambiental, em atividades como elaboração de relatórios de impacto ambiental, recuperação de terras degradadas e coordenação de projetos de reflorestamento.
  •  Melhoramento animal e vegetal – Realiza pesquisas e desenvolve técnicas visando à melhoria da produção.
  •  Produção agroindustrial – Gerencia a industrialização de produtos agrícolas. Pesquisa novas tecnologias e produtos.
  •  Silvicultura – Recupera áreas degradadas e cuida do plantio e do manejo de áreas de reflorestamento.
  •  Solos – Preserva a fertilidade e controla as propriedades físicas dos solos, prescrevendo seu manejo.
  •  Zootecnia – Controla a produção de pastagens e grãos usados na agropecuária. Planeja e executa criações animais.

 

Fonte: adaptado de: Guia do estudante (online) editora abril, 2018. https://guiadoestudante.abril.com.br/. Acessado em 09/04/2018.

Formação Científico-Tecnológica

A formação dos alunos do curso de Agronomia da PUC Goiás está fundamentada em conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos visando fundamentar bases para um exercício profissional proativo, criativo e ético, permitindo uma visão holística e empreendedora dentro das diferentes atividades que a legislação permite. A realização de estágios curriculares e extracurriculares, a participação de eventos científicos como o Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, a inserção em programas de iniciação científica, a atuação em projetos de extensão, são atividades que contribuem para fixar as bases de uma sólida formação científico-tecnológica por parte dos alunos.


Formação Crítico-Humanística

Além da formação acadêmica científica e tecnológica, a PUC Goiás também se preocupa com a formação integral dos alunos, permitindo que a atuação profissional não seja apenas tecnicista, mas essencialmente humanista. Durante o curso o aluno é sensibilizado e estimulado de forma permanente a participar de forma ativa como agente de transformação social, sempre calcado na ética e valores baseados nos princípios da fé cristã.