Avisos Importantes

TODAS AS ATIVIDADES NO XI SEMINÁRIO REGIONAL ANPAE CENTRO OESTE

OCORRERÃO NO HORÁRIO DE BRASÍLIA

 

1. Links de acesso ao evento

Abertura oficial e conferênciaPolíticas Educacionais democráticas em tempos de resistência

Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas

Dia: 09 de dezembro – 9h

Link: https://youtu.be/vpPCpDLdaiM

 

Mesa Redonda 1  – Educação Superior: Políticas, Gestão e novas formas de Regulação

Dia: 09 de dezembro – 16h30

Link: https://youtu.be/kVszhlM1qmU

 

Lançamento de Livros

Dia: 09 de dezembro – 18h30

Link: https://meet.google.com/woc-oxnv-yyr

Acesse o Catálogo de lançamento de livros – Anpae CCO

 

Painel 1: Educação profissional em tempo de desemprego

Dia: 10 de dezembro – 8h

Link: https://youtu.be/eqqTsUumtbQ

 

Painel 2: A Educação a Distância no Brasil: entre processos democráticos, direitos, políticas e qualidade

Dia: 10 de dezembro – 8h
Link: https://youtu.be/bqH3Uwojhns

 

Painel 3: Militarização da Educação Pública: análises e perspectivas

Dia: 10 de dezembro – 8h

Link: https://youtu.be/HJw_fy00xnY

 

Painel 4: Inclusão, pobreza e educação

Dia: 10 de dezembro – 8h

Link: https://youtu.be/B5FNoOdQlrA

 

Mesa Redonda 2: Educação Básica – Gestão, Currículo e novas formas de Regulação

Dia: 10 de dezembro – 10h

Link: https://youtu.be/vhAQ31iqvOk

 

Mesa de encerramento Gestão e Formação de Professores: posicIonamentos de Luta da ANPAE

Prof. Dr. Romualdo Portela/USP e Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado/UFG

Coord. Profa. Dra. Carina Elisabeth Maciel/UFMS

Dia: 10 de dezembro – 16h30

Link: https://youtu.be/bW3_hSoASAQ

 

Reunião com associados: Anpae Centro-oeste – avaliação e encaminhamentos

Dia: 10 de dezembro – 18h30

Link: meet.google.com/gfk-vubm-rvv

 

2. Comunicações Orais DATAS, HORÁRIOS, SALAS e LINKS DE ACESSO

 

3. Trabalhos Completos

3.1. Eixo 1 – Política e gestão da educação básica.

SISTEMA_DE_AVALIACAO_DA_EDUCACAO_BASICA_SAEB_E_QUALIDADE_DA_EDUCACAO

A GESTÃO ESCOLAR NA AGENDA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – PNE 2014 ENTRE TESSITURAS E REVEZES DEMOCRÁTICOS

PROJETO_DE_EXTENSAO_DO_IFG_E_COMUNICACAO_PUBLICA_CONTRIBUICOES_INICIAIS

POLITICA_DE_MONITORAMENTO_DE_ALFABETIZACAO_DOS_MUNICIPIOS_DE_SOBRALCE_E_SANTO_ANTONIO_DE_JESUSBA Participacao_e_gestao_escolar_alguns_apontamentos

O_PROTAGONISMO_JUVENIL_NA_INSULARIDADE_DO_ENSINO_MEDIO_DE_TEMPO_INTEGRAL

O_FORUM_MUNICIPAL_DE_EDUCACAO_FME_E_O_MONITORAMENTO_DO_PLANO_MUNICIPAL_DE_EDUCACAO_PME_DE_DOURADOS__MS

O_PANORAMA_DO_PLANO_ESTADUAL_DE_ESTADUAL_DE_EDUCACAO_DE_MATO_GROSSO_DO_SUL_PEEMS_2014-2024_META_7

O_PAPEL_DO_COORDENADOR_PEDAGOGICO_NO_CONTEXTO_ESCOLAR_UMA_ANALISE_REFLEXIVA

O_PERFIL_DOS_DOCENTES_DO_IFG_URUACU_E_AS_RELACOES_COM_O_EXITO_DOS_ESTUDANTES_DO_ENSINO_MEDI

O_INTEGRADO O_PROGRAMA_NACIONAL_DE_ESCOLAS_CIVICO-MILITARES_A_ESCOLA_ESTRUTURADA_A_PARTIR_DOS_CODIGOS_DO_QUARTEL

O_ENSINO_EXCLUDENTE_EM_TEMPO_DE_PANDEMIA

O_ESTADO_COMO_AGENTE_EDUCADOR_A_EDUCACAO_A_SERVICO_DO_CAPITAL

Militarizacao_das_escolas_publicas_disciplina_ou_autoritarismo

LIVROS_INADEQUADOS_PARA_ESTUDANTES_DE_RONDONIA_A_REPERCUSSAO_DE_UM_EQUIVOCO_OFICIAL

GESTAO_DEMOCRATICA_E_PLANO_NACIONAL_DE_EDUCACAO_BREVE_DISCUSSAO_SOBRE_A_META_19_NO_BRASIL_EM_TEMPOS_DE_CRISE

GESTAO_DA_EDUCACAO_EM_MUNICIPIOS_TOCANTINENSES_CRONOLOGIA_DA_INSTITUICAO_DOS_SISTEMAS_MUNICIPAIS_DE_ENSINO ESTADO_DA_ARTE_GESTAO_DEMOCRATICA_EM_MATO_GROSSO_DO_SUL_20142020

CONSELHOS_MUNICIPAIS_DE_EDUCACAO_APONTAMENTOS_DE_ESTUDOS_PREGRESSOS_2001-2017 AS_PAR~1

A_REGULAMENTACAO_DO_ENSINO_REMOTO_NO_MATO_GROSSO_DO_SUL

A_REFORMA_DO_ENSINO_MEDIO_MAPEAMENTO_DAS_PESQUISAS_DE_POS_GRADUCAO_EM_EDUCACAO_SOBRE_A_IMPLANTACAO_DA_BNCC__EM A_POLITICA_EDUCACIONAL_E_OS_RUMOS_DO_ENSINO_MEDIO_BRASILEIRO

A_JUDICIALIZACAO_DA_VAGA_EM_CRECHE

A_INFLUENCIA_DO_BANCO_MUNDIAL_NAS_POLITICAS_EDUCACIONAIS_BRASILEIRAS_NO_GOVERNO_TEMER_2016-2018

A_GESTAO_NO_PLANEJAMENTO_EDUCACIONAL

A_GARANTIA_DO_DIREITO_A_EDUCACAO_INFANTIL_NO_PLANO_MUNICIPAL_DE_EDUCACAO_DE_DOURADOSMS

A_FORMACAO_CONTINUADA_EM_SERVICO_E_OS_DESAFIOS_DA_COORDENACAO_PEDAGOGICA_um_olhar_a_partir_da_ideologia_estatal_burguesa A_Estruturacao_da_Educacao_Basica_nos_regimes_pos-autoritarios_no_Brasil_e_na_Espanha

A_EDUCACAO_INFANTIL_COMO_DIREITO__UM_BREVE_ESTUDO_SOBRE_O_PERCURSSO_E_AS_GARANTIAS_LEGAIS_NO_BRASIL_E_PARAGUAI. A_EDUCACAO_ESPECIAL_NOS_PLANOS_DE_EDUCACAO

3.2. Eixo 2 – Política e gestão da educação superior.

AS IMES E A PREVISÃO LEGAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

REFERENCIAIS_DE_QUALIDADE_PARA_EaD_TRAJETORIA_E_INFLEXOES_NA_EDUCACAO_SUPERIOR

PRONERA_UMA_POLITICA_DE_EXPANSAO_DA_EDUCACAO_SUPERIOR_DONO_CAMPO

POLITICAS_SOCIAIS_E_POLITICAS_PUBLICAS_EDUCACIONAIS_PARA_PESSOAS_COM_DEFICIENCIA_NA_EDUCACAO_SUPERIOR

Politicas_Publicas_para_Extensao_Universitaria

POLITICAS_PUBLICAS_DE_EAD_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_UM_ESBOCO_DAS_PRODUCOES_DA_ANPED_1996-2019

O_ACESSO_DE_TRANSEXUAIS_E_TRAVESTIS_NA_EDUCACAO_SUPERIOR

ASSISTENCIA_ESTUDANTIL_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_A_PERMANENCIA_DE_ESTUDANTES_MIGRANTES_DA_UFMS

ELABORACAO_DE_POLITICAS_PARA_A_EDUCACAO_SUPERIOR_PERSPECTIVAS_DE_ORGANISMOS_INTERNACIONAIS

GESTAO_POR_COMPETENCIAS_APLICADA_NA_GESTAO_UNIVERSITARIA

INTERNACIONALIZACAO_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_UM_PROCESSO_DE_RECONFIGURACAO_DA_GESTAO_UNIVERSITARIA

LEVANTAMENTO_BIBLIOGRAFICO_SOBRE_CONDICOES_DO_TRABALHO_DOCENTE_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_A_DISTANCIA

POLITICAS_DE_ACESSO_E_PERMANENCIA_APLICADAS_A_REALIDADE_DA_UNIVERSIDADE_ESTADUAL_DO_SUDOESTE_DA_BAHIA

ACESSO~1 ACESSO_E_PERMANENCIA_DE_ESTUDANTES_INDIGENAS_NA_EDUCACAO_SUPERIOR

A_TERRA_PLANA_E_UMA_REFLEXAO_SOBRE_O_ATAQUE_AS_UNIVERSIDADE_PUBLICAS

A_TEORIZACAO_DO_CAPITALISMO_EM_FLORESTAN_FERNANDES_E_SUA_RELACAO_COM_A_FORMACAO_E_O_TRABALHO_DE_ENFERMAGEM

A_REDE_FEDERAL_DE_EDUCACAO_PROFISSIONAL_CIENTIFICA_E_TECNOLOGICA_e_EaD_EXPANSAO_E_CONTRIBUICOES

A_PRODUCAO_DO_CONHECIMENTO_NO_BRASIL_CONTEXTOS_INDICADORES_E_PERSPECTIVAS

A_POLITICA_INSTITUCIONAL_DE_BOLSA_NA_POS-GRADUACAO_EM_EDUCACAO_DA_UFMS_E_UFGD

A_PESSOA_COM_DEFICIENCIAS_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_UM_DIALOGO_A_PARTIR_DO_CICLO_DE_POLITICAS

A_evasao_de_alunos_em_cursos_de_graduacao_da_Universidade_Federal_de_Mato_Grosso_do_Sul_UFMS_2008-2012

A_EDUCACAO_SUPERIOR_NA_EDUCACAO_PROFISSIONAL_E_TECNOLOGICA_OS_INSTITUTOS_FEDERAIS_DE_EDUCACAO_CIENCIA_E_TECNOLOGIA.

 

3.3. Eixo 3 – Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares.

Planejamento_coletivo_espaco_de_formacao_limites_e_possibilidades

PACTO_NACIONAL_PELA_ALFABETIZACAO_NA_IDADE_CERTA_PNAIC_FORMACAO_CONTINUADA_DE_PROFESSORES

O_PROFESSOR_DA_ESCOLA_PARA_A_GESTAO_DA_REDE_DE_ENSINO

O_fenomeno_do_contrato_temporario_e_suas_repercussoes_no_trabalho_docente

NECESSIDADES_FORMATIVAS_DO_PERFIL_DOS_GESTORES_ESCOLARES_NA_FORMACAO_CONTINUADA

FORMACAO_CONTINUADA_DE_PROFESSORES_E_OS_IMPACTOS_DA_BASE_NACIONAL_COMUM_CURRICULAR

EDUCADORES_E_MUSEUS_APROXIMACOES_POR_MEIO_DA_EXTENSAO

A_INDENTIDADE_E_A_FORMACAO_DO_PEDAGOGO_DA_UFMS_PARA_ATUAR_EM_ESPACOS_NAO_ESCOLARES

A_Formacao_Continuada_de_Gestores_da_Rede_Publica_do_Distrito_Federal_Fundamentos_Teorico-metodologicos

 

3.4. Eixo 5 – Políticas Públicas e Financiamento da Educação.

Remuneracao_docente_da_rede_estadual_de_ensino_de_Mato_Grosso_do_Sul_2018_a_2019

REFLEXOES_SOBRE_A_EDUCACAO_AMBIENTAL_NA_ATUALIDADE

POLITICA_EDUCACIONAL_E_FINANCIAMENTO_DA_EDUCACAO_BASICA_APROXIMACOES_INICIAIS

POLITICA_DE_ACESSIBILIDADE_A_EDUCACAO_BASICA

PLANOS_DE_CARGOS_CARREIRA_E_REMUNERACAO_DO_MAGISTERIO_PUBLICO_ANALISE_DAS_PRODUCOES_ACADEMICAS O_MOVIMENTO_NEOCONSERVADOR_NO_ESTADO_BRASILEIRO__ATUACAO_DA_FRENTE_PARLAMENTAR_EVANGELICA

IDEOLOGIA_NEOLIBERAL_IMPACTOS_NOS_CAMPOS_DA_EDUCACAO_E_DA_POLITICA_DO_BRASIL_CONTEMPORANEO

A_POLITICA_DE_FINANCIAMENTO_DA_EDUCACAO_BASICA_E_O_CUSTO_ALUNO_QUALIDADE_EM_MATO_GROSSO

 

3.5. Eixo 6 – Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação.

FINALIDADES_EDUCATIVAS_ESCOLARES_E_POLITICAS_CURRICULARES_NO_BRASIL_IMPLICACOES_PARA_ESCOLA_BASICA

FINALIDADES_EDUCATIVAS_ESCOLARES_E_PERSPECTIVA_DESENVOLVIMENTAL_ENSINO_DE_CIENCIAS_NO_ENSINO_

FUNDAMENTAL

CURRICULO_PROPOSICOES_E_FUNDAMENTOS_PARA_A_FORMACAO_INTEGRAL_E_EMANCIPATORIA

 

3.6. Eixo 7 – Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.

UM_ENSAIO_SOBRE_A_AUTONOMIA_COMO_PRATICA_CENTRAL_NO_ENSINO_DE_CIENCIAS_NATURAIS_NO_EAJA

RACISMO, CORPOS NORMATIZADOS E PRÁTICAS AUTORITÁRIAS: O PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL – RACISM~1

PESQUISAS_SOBRE_A_FORMACAO_DE_PROFESSORES_E_A_EDUCACAO_EM_DIREITOS_HUMANOS_POSSIVEIS_INTERSECCOES

O_DIREITO_A_EDUCACAO_DA_CRIANCA_REFUGIADA__NO_BRASIL

EDUCACAO_INFANTIL_E_O_DIREITO_A_EDUCACAO_EM_TEMPOS_DE_PANDEMIA

EDUCACAO_EM_TEMPOS_DE_PANDEMIA_A_PERCEPCAO_DOS_FAMILIARES_DOS_ALUNOS

DIVERSIDADE_CULTURAL_EM_FINALIDADES_EDUCATIVAS_CONSERVADORA_RELIGIOSA

CONSTRUTOS_DA_SUBJETIVIDADE_NA_EDUCACAO_DE_JOVENS_E_ADULTOS_APROXIMACOES_EM_FOUCAULT

CAMINHANDO_E_ABRINDO_CAMINHOS_NA_CULTURA_DIGITAL_DIFERENTES__APRENDIZAGENS_NO_CIBERESPACO

AS_IMAGENS_NAS_PAREDES_DA_SALA_DE_AULA AS_CARACTERISTICAS_E_OS_EFEITOS_DO_RACISMO_NA_EDUCACAO

 

3.7. Eixos 4 (Planejamento da Educação, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação) e 8 (Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais)

PROCESSO DE REGULAÇÃO EM CURSOS DE DIREITO E MEDICINA PARA ENSINO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA – PROCES~1

O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO NOS MUNICIPIOS DE MATO GROSSO DO SUL – O_PROC~1

O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB): O QUESTIONÁRIO ENADE E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS – O_CURS~1

IMPLEMENTAÇÃO DA META 7 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 – EM SISTEMAS DE ENSINO E A BUSCA DA QUALIDADE – IMPLEM~1

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA META 6 DO PNE NO PERÍODO DE 2014/2019 – ESCOLA~1

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RESPONSABILIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR – AVALIA~1