O Simpósio

V Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança

Realizado, com periodicidade bianual desde o ano de 2012, o  Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, terá a sua 5ª edição em 22, 23 e 24 de julho de 2020, na cidade Guimarães, no Norte de Portugal.

O Simpósio constitui um espaço de encontro de investigadores e investigadoras de Portugal e do Brasil, com extensão a outros e outras que comunicam cientificamente em língua portuguesa e que partilham uma conceção de conhecimento sobre a infância que coloca no centro das suas pesquisas a voz da criança e que se orienta pela promoção do bem-estar, da inclusão social e dos direitos das crianças.

Ao longo das várias edições, por ordem da respetiva sequência temporal, foram assegurados: o estado de arte dos estudos da criança, as  perspetivas epistemológicas e metodológicas, as questões da interdisciplinaridade e a condição da criança como cidadão político.

Guimarães, a primeira capital histórica de Portugal e cidade nomeada pela Unesco como património cultural da humanidade, receberá todos os investigadores e investigadoras de Portugal e do Brasil, interessados em discutir e refletir sobre o tema genérico  Infância (ar)riscada – política, educação e resistência(s).