Metodologia

A PUC Idiomas tem como objetivo desenvolver as habilidades comunicativas dos alunos em língua estrangeira, visando capacitá-los a se comunicar na mesma em diversos contextos interacionais. Ao decorrer do curso, os alunos terão desenvolvido as habilidades receptivas (audição e leitura), assim como as habilidades produtivas (fala e escrita).

A orientação pedagógica da PUC Idiomas é o ensino de língua estrangeira com base na Abordagem Comunicativa, que tem como princípio o desenvolvimento das habilidades receptivas e produtivas através de um contexto sócio-interacional.

Por sermos um país falante de língua portuguesa como língua oficial, a sala de aula é necessariamente o ambiente de aprendizagem de língua estrangeira. Desta forma, os alunos estarão expostos à língua alvo desde o início do curso. As aulas visam expor os alunos às mais diversas situações interacionais, que reflitam situações reais, de modo que eles possam construir os significados na língua alvo, desenvolvendo, assim, suas capacidades comunicativas.

Para que o aluno domine as funções da língua estrangeira, o professor fará uso de diversos instrumentos de ensino-aprendizagem como livros didáticos, livros literários, vídeos, jogos, músicas, revistas, jornais, e quaisquer outros materiais que o professor achar necessário para o desenvolvimento do seu aluno.

Levando em consideração a teoria das inteligências múltiplas, além das mais diversas maneiras em que o aprendizado possa ocorrer, os professores da PUC Idiomas poderão também, eventualmente, fazer uso de outras metodologias de ensino de língua estrangeira em suas aulas em busca de um aprendizado mais amplo e eficiente.