Responsabilidades dos Estudantes

1- O estudante deve estar regularmente matriculado na PUC Goiás no momento da seleção dos candidatos e, caso seja selecionado, deverá manter-se matriculado durante todo o período do programa, com o código específico para programa de intercâmbio.

2- O Termo de Ciência/Compromisso é o principal documento que rege o programa de mobilidade. Os candidatos deverão assiná-lo juntamente com seus responsáveis.

3- O não cumprimento do Termo de Ciência/Compromisso por parte do estudante e/ou de seu(s) responsável(is), em qualquer etapa do processo de seleção ou do intercâmbio propriamente, acarretará o seu desligamento automático do programa e ainda o impossibilitará de participar em futuras seleções.

4- O aluno de graduação deve concordar em estudar pelo menos um semestre e não mais que dois semestres, em período integral, na universidade hospedeira (anfitriã). Encerrado o período de intercâmbio, o estudante deve retornar ao seu curso na PUC Goiás.

5- Ao término do período de intercâmbio, a universidade hospedeira enviará diretamente à PUC Goiás o histórico acadêmico do estudante com a lista de todas as disciplinas cursadas e os respectivos desempenhos. Com base nesse documento, a PUC Goiás fará o aproveitamento dos créditos cursados. A participação no programa não proporciona a obtenção de título, diploma ou certificado emitido pela instituição conveniada;

6- O estágio acadêmico/curricular, por sua natureza prática, envolve questões trabalhistas e leis de imigração. Por isso, muitas universidades não o oferecem aos estudantes intercambistas.

7- No caso dos estudantes de graduação, a Escola, por meio do coordenador do curso, deverá aprovar a grade de matérias (plano de estudo) selecionada para o programa.

8- Correrão por conta do estudante as despesas com passagens aéreas, moradia, alimentação, roupas, livros, transporte local etc.

9- O estudante e seu(s) responsável(eis) deverão apresentar documento(s) de capacidade financeira (contracheque ou declaração de imposto de renda), demonstrando dispor de recursos para a manutenção do estudante no exterior e assinar o Termo de Responsabilidade Financeira.

10- Serão mantidos todos os benefícios de ajuda financeira que, por ventura, o aluno matriculado receberia da PUC Goiás caso não estivesse participando do intercâmbio.

11- Durante o intercâmbio, o aluno da PUC Goiás terá acesso a todas as instalações e aos serviços oferecidos pela instituição hospedeira, nas mesmas condições de um aluno regular.

12- Ao final do programa, o aluno deverá formalizar o encerramento de seu período de estudos junto ao escritório ou departamento de Relações Internacionais da universidade hospedeira, que, por sua vez, verificará quaisquer pendências existentes.