Depoimentos

Murillo Rodrigues Santos
Universidade Católica del Norte – Chile (2013/1)
Estudante de Psicologia

Um depoimento com sinceros agradecimentos.

“Não precisei passar muito tempo no exterior, em intercâmbio pela PUC Goiás, para perceber que a internacionalização é um caminho necessário para o aprimoramento do Ensino, Pesquisa e Extensão em uma universidade. O intercâmbio cultural e acadêmico é extremamente importante para o fomento de novas ideias e busca de novas tecnologias. Uma universidade que busca se colocar no topo de qualquer ranking educacional ou profissional esbarrará, inevitavelmente, na internacionalização. Promover a mobilidade estudantil não é somente fomentar a oportunidade para uma viagem “adolescêntica” pelo mundo, mas semear a oportunidade de “sair das quatro paredes” que condicionam nossa formação e pensar além, em empreendimentos criativos e em novas maneiras de fazer ciência e tecnologia. Sairei de minha experiência em intercâmbio com a certeza de algumas coisas, dentre elas: fortalecimento de minha autonomia individual, afirmação da minha identidade enquanto brasileiro, patriota de coração, e a certeza da minha escolha profissional pela PUC Goiás, que me concedeu esta oportunidade. Meus sinceros agradecimentos, e espero que o percentual de intercambistas da PUC Goiás possa crescer exponencialmente, para bem de todos nós.”


Felipe Kalil Monteiro de Castro
Universidade de Coimbra – Portugal (2012/2)
Estudante de Engenharia Civil

O que falar do meu intercâmbio: com certeza a maior e melhor experiência que já fiz. Conheci vários lugares, culturas diferentes e, principalmente, pessoas. Fiz amizades que duram até hoje e que me fizeram muito bem.
No começo, é claro, tive medo e insegurança, medo de um país diferente e de não conhecer ninguém, mas ele logo foi embora e no lugar veio uma certeza de que eu estava no lugar certo. Saudades eu senti , da minha cidade e da minha família principalmente, mas hoje a saudade que eu sinto de Coimbra, e do que eu vivi lá é muito maior.
Quem estiver pensando em fazer intercâmbio não perca tempo e arrume logo suas malas. Não tenham medo, vale muito a pena.


Roberto Martins da Silva
Universidade Católica del Norte – Chile (2012/2)
Estudante de Psicologia”

É com imenso prazer que compartilho dessa experiência oferecida pela PUC-GO. Acredito ser esta uma das experiências mais marcantes de minha vida. Não há outra palavra que melhor defina o que pude vivenciar no segundo semestre de 2012 “intercâmbio”, o contato transcultural foi sem dúvida um dos maiores aprendizados, e creio que jamais serei o mesmo. Só tenho a agradecer pela oportunidade, a qual surgiu e eu prontamente não pensei duas vezes. Entendo que em mundo globalizado e competitivo precisamos fazer pontes e criar contatos para o nosso desenvolvimento, seja ele acadêmico, científico, cultural, comercial etc. Fato é que em um passado não muito distante participar de um intercâmbio não era uma realidade para alunos em graduação, hoje esse cenário mudou e as oportunidades são muitas. Por isso, digo a todos àqueles que sonham e tem como meta esse objetivo, que não percam as oportunidades.