CEPSI

Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas Psicológicas – CEPSI, enquanto Clínica-Escola da Coordenação do Curso de Psicologia, oferece estrutura básica para o cumprimento do Estágio Curricular Obrigatório, condição esta a ser desempenhada no período de um ano, como pré-requisito para conclusão do curso de Psicologia.

O estágio curricular é sistematizado pelo Conselho Federal de Educação, através de leis que regulamentam os cursos de Formação em Psicologia e a formação de psicólogos. Obedece aos critérios determinados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), bem como a “Política Geral de Estágio e Extensão”, aprovada pelo CEPE/PUC/GO em 16/12/92, na legislação pertinente ao estágio, na Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, Lei no 9.394, de 20/12/1996, e em documentos da PUC/GO que tratam da questão acadêmica. Sua especificidade de desempenho se encontra dentro da Psicologia, nas diferentes modalidades da prática e nas diversas formas de abordagem teórica.

A fase do estágio nasce da necessidade de normatizar e sistematizar a verticalização de todo um conhecimento adquirido ao longo da formação, agora concretizado, através do exercício de prática do papel profissionalizante.

O CEPSI, em nome da Coordenação do Curso de Psicologia e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está de portas abertas para recebê-lo. Faça-nos uma visita!

 A Coordenação Geral

HISTÓRICO

1958 – Fundada pela Arquidiocese de Goiânia, a Sociedade Goiana de Cultura – SGC.
1959 – A SGC, em 17 de outubro, deu origem à Universidade Católica de Goiás, instituição de ensino superior, católica, comunitária e filantrópica.
1961 – É fundado o Centro de Orientação Psicológica – COP, atual CEPSI, sob os cuidados do Pe. Victoriano Baquero Miguel (seu primeiro Diretor), junto ao Departamento de Educação.
1973 – Acontece o primeiro vestibular do curso de Psicologia da UCG.
1976 – Foi criado o Centro de Orientação Psicológica e Clínica – COPC, sob a coordenação da Profa.  Jacira Aparecida da Cunha – Irmã Mary – In memorian.
1977 – No segundo semestre o curso teve sua primeira turma de estagiários, com 30 alunos distribuídos em 10 campos.
1985 – Normatizada e concretizada a experiência básica para a prática profissionalizante de dois períodos de estágio (I e II).
1986 – Surge a proposta de uma Clínica-Escola para campo de estágio.
1992 – Finalmente, o projeto de Clínica-Escola tornou-se realidade, surgindo o Centro de Estudos, Pesquisa e Prática Psicológica.
1994  – Integração do Estágio com o Pré Estágio.
1996 – Acontece o primeiro Seminário Científico do CEPSI, onde são apresentadas as melhores monografias elaboradas pelos estagiários como requisito parcial à conclusão do Estágio Supervisionado II.
2000 – Em função da inclusão de outras modalidades de apresentações, nasceu a Jornada de Produção Científica do Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas Psicológicas.
2003 – O CEPSI é um modelo de Clínica-Escola com valores humanísticos e éticos que facilitam a participação efetiva de estagiários e uma clientela de baixa renda, desempenhando uma prática humana no comprometimento do compromisso social.
2007 – Em respota ao ensejo de uma integração da graduação com a pós-graduação a Jornada de Produção Científica retorna ao Departamento com o nome de VII Jornada de Produção Científica do Departamento de Psicologia da Universiade Católica de Goiás
2010 – Graças ao comprometimento, ética e profissionalizmo o CEPSI se mantem como referência acadêmica de atendimento psicológico. Sendo que em setembro próximo realizará seu I ENCONTRO E X JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA.