Regimento Interno

O Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (CEP-SGC/PUC Goiás), instituído pela Deliberação N.16/2003 do Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão da PUC Goiás e de acordo com o que determinam as Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS), visa identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvam seres humanos de forma direta ou indireta.

 

  • 1º. O CEP-SGC/PUC Goiás é responsável pela avaliação ética de qualquer projeto de pesquisa envolvendo seres humanos que lhe seja devidamente encaminhado, desde que este seja conforme os padrões metodológicos e científicos reconhecidos, podendo ser realizado com a participação de pesquisadores ou alunos da PUC Goiás bem como de outras instituições habilitadas para conduzir pesquisas científicas.

 

  • 2º. O CEP-SGC/PUC Goiás deve emitir pareceres consubstanciados sobre os aspectos éticos das atividades de pesquisa envolvendo seres humanos, prevendo o impacto de tais atividades sobre o bem-estar geral e os direitos fundamentais das populações e dos indivíduos envolvidos.

 

  • 3º. O CEP-SGC/PUC Goiás desempenha papel deliberativo, consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica.