Áreas de concentração

A área de concentração do Programa de Pós-Graduação – Mestrado é: Serviço Social, Política Social e Movimentos Sociais. O Projeto do curso enfatiza e propõe estudar e investigar as questões econômico-sociais, ideo-políticas e culturais, que possibilitaram as condições objetivas e históricas de formação das Ciências Sociais e, nestas, as Aplicadas, especificamente o Serviço Social. O que supõe as relações entre estrutura e superestrutura e nestas entre sociedade civil e política, com ênfase no processo histórico e nas contradições e mediações que perpassam o Serviço Social, a Política Social e os Movimentos Sociais.

Linhas de pesquisa:

1. Teoria Social e Serviço Social 

 Concentra os estudos e investigações dos pesquisadores (docentes / discentes) sobre diferentes concepções teóricas e filosóficas que perpassam o processo de conhecimento da vida social e suas tendências no Serviço Social. Ainda, contém os estudos e investigações sobre a fundamentação teórico-metodológica do Serviço Social, inscrita no processo histórico de sua institucionalização como profissão e nas suas configurações contemporâneas.

2. Política Social, Movimentos Sociais e Cidadania

Reúne as investigações que enfatizam as condições históricas e materiais  da  constituição,  elaboração,   planejamento, aplicabilidade,  gerenciamento  e  avaliação   da  Política  Social,  bem  como  as  análises   das  diferentes concepções e expressões  de Estado  e de Política Social. Agregam-se a essas questões e dimensões os estudos, pesquisas, reflexões e análises do processo histórico e legado dos movimentos sociais, o seu papel, objetivos e lutas sociais. São estudos que objetivam apreender os desafios decorrentes das manifestações e organizações da sociedade civil e suas conquistas na efetivação da democracia, ampliação de direitos e de cidadania.

 

Atualizado em 01/10/2018 – PROPE/MSS