História

Programação Acadêmica

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

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Veja abaixo as ementas das disciplinas obrigatórias e optativas:

Disciplinas Obrigatórias

Disciplina Ementa
TEORIAS DA HISTÓRIA  

Perspectivas recentes da História Cultural. Temas e métodos em voga na historiografia recente.

 

SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM CULTURA E PODER  

O curso se propõe a oferecer subsídios teóricos e metodológicos que contribuam para a elaboração de projetos e realização de pesquisas em ciências humanas, mais especificamente em história e cultura, bem como sua elaboração escrita, com o estudo e uso das normas técnicas para a construção de trabalhos acadêmicos

 

HISTÓRIA E ESTUDOS CULTURAIS

 

 

Análise da formação do paradigma cultural nas Ciências Humanas, seus principais enfoques e problemas. História e interdisciplinaridade: limites e possibilidades.

 

Disciplinas Optativas

Linha de Pesquisa: Patrimônio cultural e Território
História e Espaço –  4 créditos Estudo da cidade e do espaço rural relacionado à ideia de  cultura  numa aproximação entre a história, a arqueologia, o urbanismo, a arquitetura e a antropologia, considerando as relações entre: paisagem, práticas espaciais, significado, simbolismo, identidade, conflitos sócio-espaciais e memória. A dimensão cultural dos conceitos de cidade, paisagem e região. A cultura como definidora de um novo olhar sobre o ambiente construído cidade e espaço rural delineado pela paisagem regional, memórias e identidades.
História e Patrimônio Cultural –

4 créditos

Discussão dos conceitos de Memória, História, Cultura, Patrimônio, Experiência e Tradições. História da política de definição, proteção e divulgação do patrimônio brasileiro. Debates sobre a diversidade do patrimônio cultural brasileiro: sociedades indígenas, comunidades afro-brasileiras, imigrantes. Elaborações de novas identidades culturais no mundo sob o impacto da industrialização e urbanização
Tópicos especiais  em História, Patrimônio Cultural e Terrítório –

4 créditos

Estudos especiais sobre a interface entre as representações do passado e a construção das identidades nacionais e dos patrimônios culturais. A edificação da memória social em suas relações com a cultura política. Historiografia e identidades coletivas.

 

Linha de Pesquisa: Poder e Representações
Imaginário e Poder –

4 créditos

O estudo teórico do conceito de imaginário social; análise de algumas das principais escolas teóricas que o empregam. Estudo da construção do imaginário na cultura contemporânea e sua relação com as estruturas de poder. Reflexão sobre a importância do campo da cultura material no estudo do imaginário político. O estudo de imaginário social: a produção simbólica.  Imaginário e real; Imaginário e arte; Imaginário e linguagem do poder; Imaginário e cotidiano; Imaginário e modernidades.
Crenças e Representações –

4 créditos

Estudo do ato de crer em suas relações com as representações sociais, a experiência religiosa e suas expressões mítico-simbólicas (linguagem religiosa).
Tópicos Especiais em História, Poder e Representações –

4 créditos

Abordagem teórico-metodológica da História Política renovada através de temas como partidos políticos, eleições, guerras, instituições políticas, biografias /autobiografias, opinião pública, imaginário político, conflitos sociais, representações, sensibilidades e práticas políticas, dentre outros campos temáticos; ressaltando a sua importância para a compreensão do todo social, procurando demonstrar as experiências e os debates realizados atualmente no campo da História Cultural.

 

Linha de Pesquisa: Educação Histórica e Diversidade Cultural
História e Diversidade Cultural – 4 créditos

 

Estudo sobre as múltiplas identidades sociais e culturais e suas relações com a História. Análise de categorias identitárias, até então, tidas como minoritárias e fadadas ao desaparecimento – como: etnia, raça, sexualidade, gênero, religião, geracional, tribos urbanas, atributos estéticos e outras variações do corpo (como obesidade, ananismo, gigantismo, mutilação, ausência ou deformação congênita de membros, disfunção de membros ou sentidos). Análise histórica sobre o tratamento concedido a esses grupos na política, no mercado de trabalho, na escola etc.
História e Direitos Humanos – 4 créditos Estudo das relações entre História e Direitos humanos, a partir da tensão entre igualdade e diferença. Análise da política do igual respeito iluminista e suas implicações para a história, até as políticas de reconhecimento. Desse modo, estuda-se como formar cidadãos para a vida e para a convivência em sociedade, com o respeito ao outro, reconhecendo as diferenças, respeitando a diversidade, enfrentando todas as formas de preconceito e discriminação.
Tópicos Especiais em Educação Histórica e Diversidade Cultural – 4 créditos

 

Estudos especiais sobre a relação entre História e educação: Didática da História, Metodologias, Ações Afirmativas, ética e História, educação formal e informal

 

 

Atualizado em 12/01/2018 – PPGHIST/coordenação