Engenharia de Produção e Sistemas

Pesquisas

Linhas de pesquisa 

O curso apresenta três linhas de pesquisas abrigadas sob a mesma área de concentração: Gestão de Operações e Logística, Modelagem e Simulação de Sistemas e Engenharia de Produtos e de Processos.

As investigações de metodologias para gerenciar os sistemas produtivos constituem o foco da linha de pesquisa em Gestão de Operações e Logística. Esta linha de investigação visa desenvolver soluções gerenciais, técnicas e tecnológicas para a estruturação de sistemas produtivos mais eficientes e eficazes. O objetivo é investigar métodos, técnicas e tecnologias destinadas à gestão de sistemas de produção, ao planejamento e controle da produção, à logística e gestão da cadeia de suprimentos, à simulação da produção, à gestão de processos produtivos e à gestão da informação da produção, mediante a identificação de problemas e busca de oportunidades de melhorias com metodologias relacionadas ao ambiente produtivo.

A linha de pesquisa em Modelagem e Simulação de Sistemas compreende pesquisas em estatística aplicada, otimização, modelagem em pesquisa operacional e simulação, tendo como objetivo a resolução de problemas de várias áreas, através da modelagem matemática do problema e de sua solução computacional. Os problemas enfrentados pela indústria, centros de pesquisas, organizações em geral são cada vez maiores e mais complexos, exigindo, cada vez mais, técnicas e procedimentos para auxílio nos seus tratamentos.

A linha de pesquisa em Engenharia de Produtos e de Processos compreende pesquisas com elevado viés de inovação tecnológica, destinadas a estabelecer interfaces entre a Engenharia Industrial e outras áreas correlatas. Para tanto, esta linha de pesquisa trata o processo de desenvolvimento do produto de forma ampla e integrada, no qual cada tecnologia e processo são considerados como elementos de um sistema a ser otimizado, abrangendo, desde a concepção do produto até a sua reciclagem ou descarte. O objetivo é desenvolver tecnologias inovadoras possuindo característica marcante de multidisciplinaridade.