Educação

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Programa é constituída de quatro componentes:

NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS: Compõe-se de disciplinas obrigatórias visando propiciar aos alunos uma base comum de conhecimentos associada ao conteúdo das Linhas de Pesquisa. Essas disciplinas, além de fornecerem um discurso teórico necessário para a compreensão da temática do campo educacional, também favorecem o amadurecimento do projeto de pesquisa.

No Mestrado, serão oferecidas nesse Núcleo 4 disciplinas das quais o aluno cursará três obrigatoriamente, correspondendo 12 créditos, sendo a primeira disciplina, Elementos teórico-metodológicos da pesquisa em educação, obrigatória a todos os mestrandos; a segunda correspondente à sua linha: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos ou Cultura e Educação ou Políticas Educacionais e a terceira disciplina será de escolha do mestrando.

No Doutorado, serão oferecidas duas disciplinas obrigatórias a todos os doutorandos sendo elas: Epistemologia e Pesquisa em Educação, e Pensamento Educacional: estudos históricos, políticos, sociais e culturais, somando 8 créditos. Os doutorandos provenientes de mestrados de outras áreas, ou seja, que não fizeram Mestrado em Educação, deverão cursar obrigatoriamente uma terceira disciplina pertencente ao núcleo de Estudos Temáticos: Fundamentos da Educação, de 4 créditos.

NÚCLEO DE ESTUDOS TEMÁTICOS: Compõe-se de Estudos Avançados, no formato de disciplinas eletivas, comuns ao Mestrado e Doutorado, que contemplam temas complementares da formação, vinculados às ementas das Linhas de Pesquisa e dos projetos de investigação dos professores. Mestrandos e doutorandos deverão cursar duas disciplinas optativas, totalizando 8 créditos.

NÚCLEO DE ESTUDOS ORIENTADOS: Compõe-se dos Seminários de Pesquisa e das Atividades Supervisionadas. Os Seminários de Pesquisa I ( Mestrado) e II ( Doutorado) têm, cada um, 4 créditos. Destinam-se a promover a integração entre ensino e pesquisa, visando ao desenvolvimento nos estudantes a capacidade de análise e de crítica, com rigor investigativo e criatividade.

ATIVIDADES SUPERVISIONADAS: As atividades Supervisionadas são atividades curriculares e correspondem a 30 horas realizadas e comprovadas pelos mestrandos e doutorandos conforme plano de trabalho definido com o orientador. Para integralização do curso é necessária a comprovação das horas de Atividades Supervisionadas. As atividades Supervisionadas são atividades formativas relacionadas com o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, a saber: publicação de livro ou capítulo de livro, artigos, trabalhos em Anais, participação em Grupos de Estudo (desde que não computados como disciplina), participação no Seminário Integrado do PPGE, estudos independentes com relatório, conferências ministradas, participação em atividades de orientação coletiva de caráter sistemático, participação em eventos científicos com relatório, participação em projetos de pesquisa com relatório semestral, organização de eventos científicos e outras atividades atestadas pelo orientador.

Atualizado em 24/05/2017 – CPD/INTERNET