Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Sobre o Programa

Ao longo dos anos, a PUC Goiás se transformou num centro de investigação técnica, científica e cultural, e num complexo de serviços à comunidade, conquistando o reconhecimento como entidade de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Serviço Social (certificado emitido em 20/03/74, recredenciada em 1995 – certificado emitido em 20/09/95), bem como o reconhecimento da Mantenedora (SGC) como entidade de Utilidade Pública (Decreto de 27/05/92 do Governo Federal).

Nessa perspectiva buscamos junto a CAPES em 2006 aprovar uma proposta de Mestrado que tem como foco central o desenvolvimento e o planejamento do território, porque o Centro-Oeste reveste-se de importância e se constitui num espaço privilegiado de estudos e pesquisas.

Neste sentido, adotamos neste Mestrado uma linha acadêmica que privilegia a reflexão sobre o desenvolvimento e o planejamento territorial, em especial da Região Centro-Oeste, como objeto central de estudo, por se tratar de um território que apresenta uma multiplicidade cultural, econômica, política e social de grande relevância para o país.

Este Mestrado é resultado de um processo de construção interna que envolveu professores doutores com habilidade em Economia, História, Geografia, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo. Também contou com a participação de docentes da área de Direito, voltados para a questão urbana, assim como das Engenharias, que investigam processos diversos que comprometem o ambiente tanto nas cidades como no campo.

No último triênio (2010-2012), o Programa recebeu nota 3 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.