Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Sobre o Programa

Ao longo dos anos, a PUC Goiás se transformou num centro de investigação técnica, científica e cultural, e num complexo de serviços à comunidade, conquistando o reconhecimento como entidade de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Serviço Social (certificado emitido em 20/03/74, recredenciada em 1995 – certificado emitido em 20/09/95), bem como o reconhecimento da Mantenedora (SGC) como entidade de Utilidade Pública (Decreto de 27/05/92 do Governo Federal).

Nessa perspectiva buscamos junto a CAPES em 2006 aprovar uma proposta de Mestrado que tem como foco central o desenvolvimento e o planejamento do território, porque o Centro-Oeste reveste-se de importância e se constitui num espaço privilegiado de estudos e pesquisas.

Neste sentido, adotamos neste Mestrado uma linha acadêmica que privilegia a reflexão sobre o desenvolvimento e o planejamento territorial, em especial da Região Centro-Oeste, como objeto central de estudo, por se tratar de um território que apresenta uma multiplicidade cultural, econômica, política e social de grande relevância para o país.

Este Mestrado é resultado de um processo de construção interna que envolveu professores doutores com habilidade em Economia, História, Geografia, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo. Também contou com a participação de docentes da área de Direito, voltados para a questão urbana, assim como das Engenharias, que investigam processos diversos que comprometem o ambiente tanto nas cidades como no campo.

No último triênio (2010-2012), o Programa recebeu nota 3 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Folder do curso 

Objetivo

Histórico

Área de concentração

Linhas de pesquisa