Premiações

Ao longo dos seus 40 anos, o IGPA recebeu diferentes prêmios em decorrência de suas atuações no campo da proteção e divulgação dos patrimônios de natureza material e imaterial, bem como por seus acervos arqueológico, histórico, fílmico e fotográfico, que estão sob sua guarda e responsabilidade.

Em 2009, o acervo Jesco von Puttkamer foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Brasileiro, por meio do Programa Memória do Mundo.

Memoria do Mundo UNESCO BrasilAssista ao vídeo de divulgação no YouTube

 

Em 2011, o referido acervo recebeu da UNESCO o título de Patrimônio da América Latina e Caribe. Esses prêmios engrandecem e orgulham a equipe que trabalha por sua preservação, conservação e divulgação.

Memoria do Mundo UNESCO Al e Caribe

 

O compromisso do IGPA com a investigação e a preservação do patrimônio cultural brasileiro foi reconhecido também em 2002, pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN), com o prêmio Rodrigo de Melo Franco.

Rodrigo Melo Franco

 

Os filmes e documetários produzidos no IGPA foram premiados em diversos festivais nacionais e internacionais. Destaque especial para os filmes Bubula, o cara vermelha e Passageiros de Segunda Classe, que juntos acumulam dezenas dos melhores prêmios distribuídos nos principais festivais de cinema do Brasil e do exterior.