Núcleo de Antropologia

O Núcleo de Antropologia do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás é composto por professores/pesquisadores que atuam nas dimensões da pesquisa, ensino e extensão, enfocando especialmente temas relativos aos saberes tradicionais, relações interculturais, universos socioculturais rurais e urbanos, relações entre história e memória, patrimônio alimentar, bem como estudos sobre temas contemporâneos relevantes pautados na ética, no respeito à diversidade cultural e nos direitos humanos.

Em sua prática docente, o Núcleo de Antropologia procura articular o processo de aprendizagem dos discentes no tripé reflexão, sistematização e produção de conhecimentos, a partir do perfil acadêmico diverso de seus docentes. É neste intuito que a disciplina Antropologia é ministrada para os cursos de Arqueologia, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Design, Serviço Social entre outros.

Em suas ações de extensão, o Núcleo de Antropologia vem coordenando, desde a década de 1970, em parceria com outros setores da PUC Goiás e de outras instituições e entidades de Goiás, a Semana dos Povos Indígenas, com o objetivo de aprofundar o debate sobre os problemas, lutas e desafios dos povos indígenas no Brasil, bem como buscar formas de apoiar a causa indígena a partir do diálogo com os povos indígenas, a sociedade civil, as universidades e a esfera pública.
igpa-antropologia
Desde seu início, na década de 1970, o IGPA tem assumido também, como compromisso, a causa dos povos indígenas no Brasil, de modo especial os de Goiás, tanto no que diz respeito às suas culturas, quanto ao fortalecimento da autonomia e das identidades étnicas. Nessa perspectiva, participou dos primeiros contatos com povos indígenas até então desconhecidos, como os Uru-Eu-Wau-Wau, na região Amazônica, e os Avá-Canoeiro, no Estado de Goiás, indo na contramão da política integracionista e desenvolvimentista, nociva não só para o meio ambiente, mas também para os modos de uso e manejo dos recursos naturais por esses povos, em detrimento de suas culturas e de suas vidas. Nesse período, surgiram as pesquisas etnográficas com os grupos Karajá (Ilhado Bananal e Aruanã), Avá-Canoeiro e, posteriormente, com os Tapuios do Carretão (norte do Estado de Goiás).

As pesquisas antropológicas no Instituto também estão direcionadas para o estudo das relações entre história, memória e identidade entre outros grupos sociais minoritários, investigando as dinâmicas de sua produção, reprodução e transformação dos saberes tradicionais, em contextos rurais e urbanos. Entre esses estudos foram realizadas pesquisas com crianças em situação de rua, com portadores de necessidades especiais, com catadores de lixo e com as vítimas do Césio137. É igualmente foco de pesquisa do Instituto, a gestão do patrimônio cultural, por meio do estudo das interrelações entre as manifestações socioeconômicas, culturais, do meio ambiente urbano e rural e sua interface com a Arqueologia e a Antropologia.

A1---indios-karajas-no-centro-jesco---f2

avelinot dulce-ava2

Coordenação:
Professora Dra. Marlene Castro Ossami de Moura

Membros:
Professora Ma. Dulce Madalena Rios Pedroso
Professora Ma. Fatima Regina Almeida de Freitas
Professora Ma. Leila Miguel Fraga
Professora Ma. Lúcia de Fátima Lôbo Cortez Amado
Professor Me. Marcos Henrique Barbosa Ferreira

Professor Dr. Wilson Ferreira Cunha