Acervo de Arqueologia

ArqVaso1 O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, desde a sua criação desenvolve pesquisa na área de Arqueologia.
O acervo arqueológico do IGPA é composto por peças resgatadas em pesquisas acadêmicas realizadas por professores/pesquisadores do Instituto, desde a década de 1970 até os dias atuais. Também está constituído por objetos arqueológicos advindos de apoio institucional a projetos de pesquisa realizados por outros profissionais, em áreas de impacto ambiental.

O Acervo Arqueológico do IGPA está abrigado em três unidades: na reserva técnica, contígua ao Laboratório de Arqueologia; na reserva técnica do Centro Cultural Jesco von Puttkamer e na reserva técnica localizada no Instituto Trópico do Subumido.

Ele é composto por materiais líticos, cerâmicos, ósseos, vegetais, louça, vítreos, metálicos e materiais em construção, além de documentos escritos, livros e material audiovisual.

Todas as peças acervadas passaram por um processo de higienização, acondicionamento e catalogação, trabalhos que são realizados no Laboratório de Arqueologia do IGPA.

Os objetos acervados estão em constante processo de investigação científica, realizada pelos professores/pesquisadores do Instituto, juntamente com seus estagiários de Iniciação Científica. Também são disponibilizados, mediante normativas internas e do IPHAN, à profissionais de outras instituições de ensino superior.

Diversas pesquisas estão em andamento, com trabalhos de campo na região arqueológica de Caiapônia, Palestina de Goiás, Rio Araguaia e Serranópolis, com apoio do CNPq, Fapeg e apoio da PUC Goiás..

AcervoArq4

ArqPec1