Share, , Google Plus, Pinterest,

Posted in:

Jornalista destaca desafios do jornalismo contemporâneo

Os desafios do jornalismo contemporâneo foi tema da palestra ministrada pelo jornalista da TV Anhanguera, Matheus Ribeiro, hoje (25) às 11 horas da manhã, na V Jornada da Cidadania. Na palestra foram abordados aspectos e desafios do jornalismo na atualidade, com base em suas experiências profissionais, dirigidas para um grande público universitário.

Para Matheus Ribeiro, hoje o papel do jornalista continua o mesmo e mantém a sua essência. Ele se apresenta como um profissional que leva a informação com potencial para transformar cada vez mais certos aspectos da realidade e com um olhar atento às responsabilidades da profissão que se renova todos os dias. O apresentador faz um contraponto entre mercado e academia. Se a universidade se propõe mais teórica e reflexiva, na prática mercadológica há uma necessidade de adaptação constante devido às mudanças e demandas da sociedade que se alteram diante das novidades do cotidiano, explicou ele.

O jornalista falou sobre a internet, cuja principal característica é a instantaneidade. Este é um ponto alto desta tecnologia, porque o telespectador pode ser um “produtor” e  influenciar nas notícias, mandando fotos, vídeos e mandando mensagem daquilo que ele quer assistir. Já os pontos negativos são, principalmente, as fakes news (notícias falsas) porque podem influenciar negativamente as decisões dos telespectadores.

Segundo a estudante de jornalismo, Maria Tereza Lima, a palestra é uma excelente forma de conhecer um pouco mais da prática jornalística, porque na academia fica muito na parte teórica. Para ela, é bom esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais dos profissionais regionais. Para Victoria Marie, estudante de psicologia, a palestra pode contribuir com o conhecimento de outras áreas.

Além dessa palestra, a TV Anhanguera em parceria com a Jornada da Cidadania, promoverá outras palestras, com abordagens sobre a carreira profissional do jornalista, formação de conteúdo web e jornalismo rural. O coordenador de marketing e eventos da TV Anhanguera, Dalmir Reis, acha importante a relação com os estudantes, pois eles são os multiplicadores de conteúdo.

Camila Braunas e Layenne Rosa – Estudantes de jornalismo do 3º Período.

2 Pings & Trackbacks

1. Pingback: