Share, , Google Plus, Pinterest,

Posted in:

Estudantes de jornalismo e PP experimentam na prática a rotina de uma redação

A Jornada na Rede é uma atividade de cobertura midiática da Jornada da Cidadania da PUC Goiás, organizada pela Escola de Comunicação, envolvendo professores e alunos.  O objetivo do exercício é possibilitar aos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda uma experiência profissional de uma rotina de cobertura jornalística e de produção midiática digital. Os estudantes produzem fotos, textos, produzem e editam vídeos, e uma série de materiais que envolvem uma rotina produtiva dessas profissões numa cobertura de um evento.

A diretora da Escola de Comunicação, Sabrina Moreira, explica que a jornada na rede possibilita ao aluno uma vivência com um público real, que não tem nas aulas laboratoriais da faculdade e complementa a sua formação. A Jornada na Rede é uma experiência muito rica que permite a relação diferente e longe da sala de aula entre professor e aluno, mais parecida como uma “relação profissional”, ressaltou o professor de Jornalismo, Joãomar Carvalho.

Os alunos recebem pautas, levantam e checam informações para a redação de textos jornalísticos e conteúdos para as redes sociais do evento, produzem fotos e vídeos. Os professores coordenam todo o processo produtivo, orientam os alunos e editam todo o material produzido para ser publicado na Internet, em dispositivos digitais como sites e redes sociais como, a página do Facebook  e do Instagram da Jornada e Cidadania . O estudante de Jornalismo, Bruno Correa, destaca a importância e a oportunidade da atividade prática desenvolvida na Jornada durante os 3 dias, “pois é uma chance de aperfeiçoamento profissional e crescimento pessoal ao participarmos de um evento que está a serviço da sociedade”.

Os alunos tem a possibilidade de desenvolver um aprendizado muito rico, reproduzindo a realidade do mercado profissional. Uma experiência prática, em que os professores trazem toda uma discussão e reflexão da sala de aula para a prática. Durante os três dias, eles têm a oportunidade de realizar uma prática e vivenciar uma rotina produtiva de comunicação. Para a professora de jornalismo, Noêmia Félix, a Jornada na Rede é  “uma experiência  prática para os alunos de jornalismo e publicidade e propaganda muito importante, porque possibilita ao aluno exercitar-se e ter o acompanhamento e a ajuda de um professor e profissional”. A estudante de Publicidade e Propaganda, Marina Macedo, avalia como muito positiva a sua participação na atividade acadêmica e afirma ter gostado muito de produzir e editar vídeos e divulgar tudo o que acontece na Jornada.

Texto: Layenne Santiago – 3º período de Jornalismo.

Edição: Noêmia Félix – professora de Jornalismo

Foto: Dante Javier – 8º período de Jornalismo.

88 Pings & Trackbacks

1. Pingback: