Share, , Google Plus, Pinterest,

Posted in:

Estudantes aprendem como produzir jornal laboratório

O processo de produção de um jornal é bem conhecido entre os estudantes de Jornalismo, mas o que será que os alunos dos outros cursos pensam sobre isso? Na manhã desta sexta-feira (25), a professora Déborah Borges, da Escola de Comunicação da PUC Goiás, ministrou uma palestra sobre o Impressões, jornal laboratório feito pelos alunos de Jornalismo da instituição. Contando com a participação de acadêmicos de diversos cursos como Psicologia, Direito, Medicina, entre outros, o evento integrou a programação do segundo dia da V Jornada da Cidadania.

Inicialmente, Déborah Borges fez uma abordagem geral sobre o funcionamento do jornal.  Detalhou também as etapas de produção da publicação. Após isso, os alunos puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o trabalho.

Na oportunidade, alguns participantes expuseram a percepção que tinham sobre a maneira que a área de cada um deles era abordada nas matérias.  “No campo da engenharia, eu acho que deveria ser mais abordada a questão da tecnologia”, apontou Murilo Henrique,estudante de Engenharia. Já para os acadêmicos de Direito, uma linguagem mais clara sobre os termos relacionados ao meio jurídico melhoraria os textos produzidos. “Muitas vezes, os termos são ditos em sua forma bruta e isso deixa a matéria difícil e cansativa”, argumentou a aluna Camila Pacheco.

Para a professora, a palestra foi uma experiência muito enriquecedora, e irá contribuir para a nova identidade do jornal.  “Quando eles falaram da percepção de como o Jornalismo trata as questões relacionadas às áreas deles, para mim, foi muito interessante”, explicou. Segundo ela, os aspectos apontados pelos estudantes serão levados para discussão no colegiado, em especial para os professores que atuam no jornal Impressões, com o objetivo de aperfeiçoar sua atuação.

Texto: Gabriella Oliveira –  6° período de Jornalismo

Foto: Murilo Bueno – professor de Fotografia