Share, , Google Plus, Pinterest,

Posted in:

Estação Vida e Natureza promove a conscientização do meio ambiente com diversas atividades

A Estação Vida e Natureza está em sua 13ª edição, e é uma das atividades da Jornada da Cidadania desde seu início. A proposta dos organizadores é sensibilizar a comunidade para necessidade de preservação do meio ambiente. Neste ano, as ações estão relacionadas à Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,2)”. O espaço promoveu atividades sobre educação ambiental, das quais participaram professores e alunos visitantes e o público em geral.

Aparecido da Cruz é o responsável pela estação, professor titular da PUC há cerca de 30 anos, onde leciona genética na Escola de Ciências Agrárias e Biologia. Segundo ele, a estação é “radiante”, propicia um momento especial entre alunos e professores. O professor conta que participam da Estação: acadêmicos, mestrandos, até doutorandos e egressos que se encantaram pelo projeto e continuam ajudando na realização da iniciativa. Para receber o público, os envolvidos montaram o espaço durante a semana. Cada atividade foi pensada para realizar-se de forma pedagógica a fim de passar a mensagem para toda a comunidade de forma eficiente.

Dentre as atividades estava a campanha “Pelo fim da picada”, que apresentou dinâmica com brincadeiras para as crianças e explicou como evitar a proliferação de mosquitos infecciosos. O tema “violência doméstica” também foi abordado como alerta. Ainda sobre violência, a comunidade pode ver como a genética é utilizada para desvendar crimes.  As crianças tiveram espaço reservado com pinturas corporais sobre natureza e desenhos. A trilha lúdica teve personagens como a onça, o curupira, o homem da mata e a sereia.

Texto: Lara Martins – 6º período, Nayara Oliveira de Jesus – 7º período

Fotos: Críscia Tayanáh