Share, , Google Plus, Pinterest,

Posted in:

Estação da construção reúne estudantes e órgãos governamentais

A Estação da Construção, localizada no térreo do Centro de Convenções, oferece vários serviços à sociedade. Além dos estandes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura da PUC Goiás, onde são apresentados trabalhos dos alunos, também estão presentes representantes da Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Prefeitura de Senador Canedo e da Agência Goiânia de Habitação (Agehab), entre outros órgãos e empresas.

A missão da Agehab na Jornada da Cidadania deste ano é divulgar o trabalho feito pela agência com a implantação de painéis solares fotovoltaicos nas construções de casas populares. O diretor de desenvolvimento institucional e cooperação técnica da agência, Murilo Mendonça, conta que o uso desses painéis em conjunto com lâmpadas de LED pode diminuir em até 60% a conta de luz das famílias.

“Nós estamos mostrando que a função da Agehab e do governo não é só entregar moradias, mas também oferecer qualidade de vida para a população de baixa renda”, explica o diretor. Ele acrescenta que o órgão também promove treinamentos para a manutenção dos painéis, o que gera ainda emprego e renda para as comunidades.

Já o Escritório Modelo do curso de Arquitetura presta assistência técnica e oferece orientações para o público que deseja ou já está construindo e não tem acesso aos profissionais da área. “A maioria do pessoal que estamos atendendo aqui quer fazer alguma intervenção em casa ou possui um lote em que querem construir. Nós tiramos as dúvidas aqui ou, quando é o caso, encaminhamos para os estandes das prefeituras”, relata o estudante do 7º período de Arquitetura João Batista de Lima que, pelo segundo ano consecutivo, trabalha no escritório.

O estande da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por exemplo, oferece para a população do município a regulação de edificações, planejamento de construções, além de divulgar outras campanhas, como a de meio ambiente e mobilidade de trânsito.

SINE

O Sistema Nacional de Empregos (SINE) da Prefeitura de Aparecida de Goiânia está na Estação da Construção. “Nós trabalhamos diretamente com os empresários na captação de mão de obra. Aqui nós encaminhamos o trabalhador para onde há vaga, onde possivelmente ele irá fazer uma entrevista e posteriormente haja inserção no mercado de trabalho”, explica a atendente do SINE, Maria de Lourdes Matos.

O público também pode conferir os cursos de qualificação oferecidos e realizados na sede do SINE, como o de cabelereiro, eletricista, informática básica, intermediária e avançada, entre outros.

CURSOS

A Estação da Construção também é lugar para alunos de ensino médio descobrirem quais as funções e áreas de trabalho dos profissionais de Engenharia e Arquitetura. “Já vieram muitos alunos querendo saber mais sobre os cursos, o que é muito legal porque muita gente entra na faculdade sem nem saber o que é aquela profissão ”, pondera João Batista.

O estudante conta que o espaço também integra os estudantes da PUC com a comunidade. “Aqui os alunos também podem entrar em contato com a sociedade e mostrar que essas profissões não são somente para a elite, porque não é só a elite que ocupa e constrói a cidade”, ressalta.

Texto: Ana Laura Seibert – 7º período Jornalismo

Foto: Leandra Matos 4º período Jornalismo