PUC Goiás » Acervo

Acervo

Classificação do Acervo

O Sistema de Bibliotecas da PUC Goiás utiliza um sistema internacional de classificação para as obras que compõe seu acervo, a Classificação Decimal Universal – CDU, cuja base é a codificação dos assuntos por meio de números, letras e sinais.

Ex.:

  • 159.9 – Psicologia;
  • 929Maia –  Biografia de Tim Maia.

 O acervo está ordenado por assuntos de acordo com a CDU. Nas laterais das estantes foram afixadas plaquetas com os códigos que indicam as classes gerais da tabela para auxiliar na orientação dos usuários. A classificação da CDU está dividida segundo a tabela abaixo:

  Classes Gerais da CDU
   

0

 Generalidades, Ciência e Conhecimento.

1

 Filosofia, Psicologia

2

 Religião, Teologia

3

 Ciências Sociais

5

 Matemática, Ciências Naturais

6

 Ciências Aplicadas, Medicina e Tecnologia.

7

 Arte, Esportes e Arquitetura

8

 Lingüistica, Linguagem e Literatura

9

 Biografia, Geografia e História

Esse sistema de classificação permite o agrupamento de assuntos iguais e/ou semelhantes, ou seja, obras de conteúdos parecidos e de mesmo assunto ficarão juntas nas estantes. Para complementar a classificação é utilizada também a notação de autor que é retirada da Tabela de Cutter (criada por Charles Ammi Cutter), nela os sobrenomes são codificados por letras e números.

Ex.:

  • Alves = A474;
  • Motta = M921.

A junção da classificação e a notação de autor formam o Número de Chamada que indica a estante onde o livro poderá ser encontrado.