PUC Goiás » Vice-Reitoria

Reitoria

Vice-Reitoria

vice_olga
Profª Olga Izilda Ronchi
Vice-Reitora da PUC Goiás

Graduada em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica e Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás, em 2002, com a dissertação sobre “Os (des) caminhos do financiamento da educação básica pública. Brasil e Goiás”, orientadora pela professora Walderes Nunes Loureiro, a professora Olga Izilda Ronchi assumiu a Vice-Reitoria com a disposição de redimensionar o trabalho que a instituição realiza. Paulista de Monte Alto, 44 anos, ela construiu uma importante trajetória na Educação em Goiás, especialmente em estabelecimentos de ensino católicos e da rede pública: coordenou a Pastoral do Colégio São Francisco, de Anápolis; dirigiu o Colégio Imaculada Conceição, de Ceres; e coordenou as atividades pedagógicas do Liceu de Goiânia, além de ter sido vice diretora. Foi ainda chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, de Goiânia.

Na Universidade Católica de Goiás desde 1991, aprovada em concurso para o Departamento de Educação, assessorou o Programa de Educação e Cidadania da Coordenação de Estágio e Extensão, da Vice Reitoria para Assuntos Comunitários e Estudantis (ETG/VAE); coordenou a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati); foi responsável pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE/VAE), no período de fevereiro de 1995 a março de 2000; presidiu a Câmara de Graduação do CEPE; e dirigiu o Departamento de Educação (1999-2002), onde priorizou a gestão colegiada. Ministrou as disciplinas Estágio Supervisionado em Prática de Ensino I, Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação e História da Educação. Foi Pró-Reitora de Graduação de 2002 a 2008, deixando este cargo após convite para ocupar o cargo de Vice-Reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Publicou, dentre outros, os artigos “O Financiamento da Educação Básica em Goiás”, em 2000, e “Educação, Esclarecimento e Emancipação em Adorno e Horkheimer”, em 1999, ambos na revista Educativa.