I Workshop de Ética em Pesquisa

18/08/2014 - 19/08/2014

APRESENTAÇÃO

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) são instâncias colegiadas interdisciplinares e independentes, de relevância pública, com caráter consultivo, deliberativo e educativo.  Enquanto o CEP objetiva defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, a CEUA busca conscientizar a comunidade científica sobre a importância e responsabilidade no uso de animais na pesquisa e no ensino.

O EVENTO

O I Workshop de Ética em pesquisa visa apresentar e discutir os principais documentos regimentais sobre ética em pesquisa; ampliar os conhecimentos acerca da tramitação de projetos no âmbito das universidades e instituições de pesquisa; abordar assuntos mais discutidos nos CEP’s CEUA’s. e compartilhar experiências de ordem teóricas, metodológicas e éticas dentro dos comitês de ética.

PÚBLICO ALVO

O evento é destinado aos membros de comitês de ética em pesquisa, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais que atuam em todas as áreas de ensino e pesquisa e demais interessados.

LOCAL

Teatro PUC. Câmpus V da PUC Goiás. Av. Fued José Sebba, Jardim Goiás. Goiânia – GO.

INSCRIÇÃO

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas entre o dia 1º a 15 de agosto de 2014, exclusivamente no site http://sites.pucgoias.edu.br/puc/cep/.

CERTIFICADO

Os certificados estarão disponíveis no site do CEP a partir do dia 08 de setembro de 2014 com carga horária de 20 horas. Serão emitidos apenas para participantes com frequência maior que 75% no workshop.

Dia 18 de agosto de 2014 (segunda-feira)

8h30 – Abertura

Profa. Dra. Milca Severino Pereira, Pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa da PUC Goiás

9 horas – Palestra  A CONEP e o atual momento da regularização ética no Brasil

Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio, coordenador do CONEP/CNS/MS e membro do Conselho Nacional de Saúde

10h30 – Palestra A Plataforma Brasil

Dr. João Fernando Monteiro Ferreira, membro Titular do CONEP/CNS/MS.  Fellow do American College of Cardiology e European Society of Cardiology

14h30 – Palestra Pesquisa com uso de animais

M.Sc. Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera, diretora do Biotério Central da UFG, presidente do Comitê de Bem-estar animal do CRMV/GO, membro do grupo de consultores ad hoc em bem-estar de animais de laboratório da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE-OMSA) e representante do Brasil junto ao International Council on Laboratory Animal Science (ICLAS)

17 horas – Palestra O Comité de Ética em Pesquisa da PUC Goiás

Dr. Nelson Jorge da Silva Jr., coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Goiás e coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Saúde – PUC Goiás

19 horas – Palestra Estudos clínicos nos países periféricos: ciência ou negócio?

Dr. Volnei Garrafa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Faculdade de Ciências da Saúde (UnB) e da Cátedra Unesco de Bioética da UnB.

Dia 19 de agosto de 2014 (terça-feira)

9 horas – Palestra Aspectos éticos e legais de Biobancos e Biorrepositórios

Dra. Gabriela Marodin, coordenadora adjunta do CONEP/CNS/MS, coordenadora adjunta da CONEP/CNS/MS  e consultora de Bioética e Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde

10h30 – Palestra Aspectos práticos e dilemas da apreciação ética da pesquisa em Ciências Sociais e Humanas

Dra. Iara Coelho Zito Guerriero, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical/USP e coordenadora do Grupo de Trabalho de Ciências Sociais e Humanas – CONEP/CNS/MS

14h30 – Palestra Uso de placebo em pesquisa clínica

Dr. Flávio Rocha Lima Paranhos, membro do CONEP/CNS/MS e membro do comitê de ética em pesquisa da PUC Goiás.

17 horas – Mesa-redonda Cenários, desafios e perspectivas da ética na pesquisa em sua diversidade epistemológica

Prof. Dr. Flávio Rocha Lima Paranhos, Dra. Selma Leitão Santos, Dra. Iara Coelho Zito Guerriero, Dra. Gabriela Marodin, Prof. Dr. Volnei Garrafa

19 horas – Palestra Ética na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: discussão atual e perspectivas

Dra. Selma Leitão Santos, coordenadora da Comissão de Ética da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), Representante da ANPEPP no CONEP – GT de Ciências Humanas e Sociais e no Fórum de Associações em Ciências Humanas e Sociais