layout-site-siap-2024-02
layout-site-siap-2024-03

Apresentação

A 54ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento, com a qual abriremos o ano acadêmico de 2024, nos desafia a renovar nosso esforço coletivo de pensar o futuro. O tema proposto a toda a comunidade universitária é: Planejamento e avaliação: caminho para a excelência.

O planejamento administrativo e acadêmico desempenha um papel crucial na gestão eficiente de nossa Universidade. Permite que a universidade defina metas claras e alinhe seus esforços em direção a esses objetivos. Por ele coordenam-se os esforços e o trabalho de todos e todas para atingir as metas institucionais, multiplicando o alcance social de nossas ações.

Planejar permite uma alocação eficiente de recursos, sejam eles financeiros ou de infraestrutura, e o desenvolvimento das pessoas. A eficiência garante que tenhamos os recursos necessários para oferecer uma educação de qualidade e apoiar pesquisas inovadoras. Nos permite identificar áreas que precisam de melhorias e implementar ações corretivas de forma proativa.

Em um ambiente em constante mudança, o planejamento nos torna mais resilientes a desafios imprevistos, como crises financeiras, pandemias ou mudanças nas políticas educacionais.

Sobretudo, o planejamento integrado em todos os níveis – pessoal, de curso, de unidade, institucional – e participativo, isto é, com o envolvimento de toda a comunidade universitária, amplia nossa capacidade de perseguir criativamente os objetivos institucionais, que decorrem de nossa identidade católica e comunitária.

Corrobora essa perspectiva o documento “Educar ao humanismo solidário”, publicado em 2017 pela Congregação para a Educação Católica do Vaticano. Nele a Congregação expressou precisas exigências para a educação humanizada e humanizadora numa Universidade Católica: ser lugar de encontro e debate, expandindo o perímetro da sala de aula a cada âmbito da experiência social. O mesmo documento alerta que essa missão se realiza por meio de projetos educativos sólidos e requer uma atenção cuidadosa e constante com os resultados. Em outras palavras: a missão exige planejamento e avaliação.

Portanto, estejamos todos e todas profundamente envolvidos e envolvidas na empolgante e árdua tarefa de pensar o futuro de nossos cursos, de nossas profissões e de nossa Universidade. Empenhemos toda nossa criatividade e competência em desenhar e propor projetos acadêmicos de impacto. Conectados pelos fios do planejamento institucional, todos os projetos se agigantam e se tornam passos essenciais para a realização da missão educadora, que assumimos comunitária e pessoalmente.

Profa. Olga Izilda Ronchi
Reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mensagem da Organização

Prezado (a) professor (a),

Sabemos da importância das Semanas de Integração Acadêmica e Planejamento (SIAP) para reafirmar os princípios que norteiam nossa missão educativa e para o aprofundamento de nossa formação profissional na docência universitária. Nesta 54ª edição o tema em pauta é o Planejamento e a Avaliação: caminho para a excelência. Entendemos que a relação planejamento/avaliação/planejamento é dialética e abarca todas as dimensões da Universidade: o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão. Devemos levar a experiência do planejamento e da avaliação para o cotidiano da sala de aula e termos nesta prática pedagógica a referência para as nossas ações de ensino.

Nesta 54ª SIAP a Prograd e as Escolas organizaram uma rica e importante programação para o planejamento do semestre de 2024/1. A programação envolve a discussão geral sobre a temática do evento na abertura da SIAP; as reuniões (Conselho da Escola, Colegiado da Escola, Colegiado de Cursos, Reunião com NDE etc); e as atividades formativas (oficinas, cursos, mesas redondas etc) tanto da Graduação quanto da Pós-Graduação.

Convidamos todos(as) os(as) colegas docentes a participarem ativamente da SIAP, compartilhando suas competências, habilidades e conhecimentos. O trabalho coletivo e o diálogo construtivo são ferramentas fundamentais para fortalecer não apenas nossa Universidade, mas também a educação em sua totalidade. Que esta semana se torne um ponto de referência em nossa jornada como educadores, fortalecendo ainda mais os laços que nos unem em busca de uma educação de qualidade, ética e transformadora. Tenham a certeza de que, unidos, faremos da Semana de Integração Acadêmica e Planejamento um período memorável, repleto de aprendizado e trocas enriquecedoras.

Na certeza da força e da potência do trabalho planejado e avaliado coletivamente, desejamos a todos e todas um feliz regresso.

Excelente e frutífera SIAP para nós!!!