39º Semana de Integração Acadêmica e Planejamento

01/08/2016 - 05/08/2016

39ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E PLANEJAMENTO: Vinte anos de Construção do Projeto Pedagógico Institucional
De 1º a 5 de agosto de 2016

Apresentação

O iniciar de um novo semestre traz consigo as possibilidades de refletirmos sobre o passado e de planejarmos o semestre que se inicia. A 39ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento – SIAP, que ocorrerá na semana do dia 1º a 5 de agosto de 2016, é bastante significativa por marcar o ano em que se completam duas décadas de realização da SIAP.

O ato de planejar remete-nos a observar, organizar, orientar e coordenar atividades para atingirmos os objetivos de maneira otimizada e em tempo hábil. Neste sentido, o planejamento pedagógico deve levar em consideração o perfil cognitivo do discente e o contexto sócio-político-cultural em que ele e todos os demais sujeitos envolvidos no processo de ensino – aprendizagem estão inseridos.

A contemporaneidade apresenta dinâmicas e transformações que nos levam a pensar sobre o papel da Universidade na formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, é importante que professores e gestores, ao iniciar o triênio jubilar de diamante da PUC Goiás, fundamentem todas as suas práticas no lema da Instituição “Conhecimento a Serviço da Vida”.

Esta é a primeira SIAP em que todas as Escolas da PUC Goiás estão implantadas, oportunizando a integração, troca de conhecimentos e experiências entre professores, gestores e funcionários administrativos, no afã de que as ações previstas sejam realizadas com excelência, em coerência com os Projetos Pedagógicos dos Cursos e orientem o processo de elaboração dos Projetos Pedagógicos das Escolas.

A obra, “O canal e a ponte” de Anita Malfatti na capa da 39ª edição da SIAP, ilustra o esforço institucional de busca da excelência no processo de formação dos estudantes da graduação e pós-graduação. Simbolicamente, o canal representa o conhecimento científico sistematizado e sócio-historicamente constituído e a ponte expressa os processos comunicacionais entre os diferentes sujeitos da aprendizagem: estudantes, professores, técnicos-administrativos e gestores.

Que sejamos todos pontes facilitadoras, potencializadoras e comprometidas com a formação humanística, ética, estética e técnico-científica dos estudantes da PUC Goiás.

Desejamos profícua SIAP a todos!

Profª Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Graduação