Programa de Educação e Cidadania

Logo PEC

O Programa de Educação e Cidadania (PEC) nasceu da parceria da Universidade Católica de Goiás (UCG) com segmentos sociais e educacionais afinados com um processo de educação mais amplo, consciente, crítico, comprometido e alicerçado pelas concepções freireanas, no dia 01 de fevereiro de 1982. Ao longo de seus 30 anos, comemorados em 2013, traduziu-se em um programa de formação continuada de professores da rede pública, tanto espaços urbanos quanto rurais, na Diocese de Goiás e nos municípios de Abadia de Goiás, Hidrolândia, Caldas Novas, Morrinhos e Goiânia.

Atualmente procura manter os mesmos princípios pedagógicos e as ações são desenvolvidas na Região Metropolitana de Goiânia e dentro do espaço físico da PUC Goiás envolvendo acadêmicos das Licenciaturas por meio de oficinas, colóquios, seminários e simpósios. As ações caracterizam-se como de formação inicial com os estudantes das Licenciaturas da PUC Goiás e continuada de professores da educação básica da rede pública de ensino.

O objetivo geral é desenvolver um conjunto articulado de projetos e ações de extensão, em caráter multidisciplinar, integrando atividades de pesquisa e ensino, voltadas para a formação de professores da educação básica e representantes de movimentos sociais no intuito de promover a formação para a cidadania e a garantia de direitos em sua diversidade.  Tanto na formação continuada de professores da educação básica quanto na formação de acadêmicos da Licenciaturas da PUC Goiás são discutidos temas  relevantes e desafiadores na educação contemporânea como Educação e Movimentos Sociais,  Educação Popular,  Educação e Cultura,  Educação e Trabalho, Educação do Campo,  Indígena e Quilombola,  Inclusão e Diversidade e Educação de Jovens e Adultos.  Para fortalecer esses temas no aspecto científico foi criado em agosto de 2014 o Grupo de Estudo denominado “Educação, Culturas e Movimentos Sociais” com o objetivo de realizar estudos e pesquisas sobre as ações cotidianas, em consonância com os eixos temáticos do Projeto Político Pedagógico do PEC.

O PEC propõe constituir-se num lócus no interior da PUC Goiás que tem como uma de suas funções o diálogo com a educação básica pública, acadêmicos e professores da PUC Goiás, movimentos sociais e organizações populares,  em especial aqueles que estabelecem a interface com a educação e a construção da cidadania.

Ações e Projetos:

1. Interno:

– Formação na Escola de Formação de Professores e Humanidades com acadêmicos dos cursos de licenciatura plena por meio de oficinas, seminários e colóquios.

1. Externo:

– Formação continuada de professores da educação básica da Região Metropolitana de Goiânia por meio de cursos e palestras.

Linhas de estudo, pesquisa e atuação:

• Gestão e Políticas Públicas Educacionais
  • Infância, Adolescência e Educação
  • Juventudes, Adultos e Educação
  • Educação e Trabalho
  • Educação Popular e Movimentos Sociais
  • Inclusão e Diversidade

Coordenação: Adilson Alves da Silva

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452105E6

E-mail: inscricoespec@gmail.com

Fan Page:https://www.facebook.com/pages/Programa-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Cidadania/460943080703991