Programa de Direitos e Humanos

Programa de Direitos Humanos

Fundado por iniciativa do Centro Acadêmico Clóvis Bevilacqua, em 1982, o PDH/PUC Goiás está vinculado à Coordenação de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (CDEX), instância da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX) e, a partir de 2014 integra a Escola de Direito e Relações Internacionais. Desde o início de seus trabalhos, quando ainda era campo de estágio do Departamento de Ciências Jurídicas e do Departamento de Serviço Social, o Programa já estava ancorado na promoção dos direitos humanos. Hoje, tendo como mote a transdisciplinaridade em seus projetos, o Programa assume uma perspectiva de educação em direitos humanos como instrumento para a universalização da dignidade humana – com base nas necessárias transformações sociais por que passa o Brasil e o mundo.

Objetivos:

O objetivo é contribuir com o processo de formação crítica e reflexiva sobre o campo dos direitos e sua garantia. O programa  está ancorado na promoção dos direitos humanos, tendo como mote a transdisciplinaridade em seus projetos, assumindo uma perspectiva de educação em direitos humanos como instrumento para a universalização da dignidade humana – com base nas necessárias transformações sociais por que passa o Brasil e o mundo. O debate está amparado em marcos regulatórios, expressos em documentos nacionais e internacionais, dos quais o Brasil é signatário, além das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos de 2012.

Ações e Projetos:

As atividades que congregam estudantes e profissionais e que fortalecem os objetivos específicos do PDH incluem:

• articulação de Grupo de Estudo que colabora para o debate acerca de temas atuais;
  • participação em oficinas permanentes na Universidade Aberta à Terceira Idade;
  • promoção de Colóquios, Jornadas, mesas redondas e debates com foco para Educação em Direitos Humanos.

Coordenação: Profa. Núbia da Cunha Simão
11ª Avenida, nº 953, Setor Leste Universitário