Dom Fernando

dom-fernando

Dom Fernando Gomes dos Santos, nascido no ano de 1910, deu testemunho, de compromisso com o homem e com a vida, com os direitos humanos e com a justiça. Lutou como homem do povo e homem da igreja por uma convivência social em que a exclusão de pessoas e de camadas inteiras da sociedade cedesse lugar a participação, à fraternidade, à comunhão e ao bem-estar de todos à cultura da paz. Aos 4 de abril de 1910, nasce Fernando Gomes dos Santos na cidade de Patos, Paraíba, filho de Francisco Gomes dos Santos e Veneranda Gomes Lustosa.

Em 1921, ingressou no seminário, na capital da Paraíba e em 1932, foi ordenado sacerdote, em Roma, a 1º de novembro. E em 1933, foi diretor do Colégio Diocesano, em Cajazeiras, Paraíba.

No ano de 1936, foi ordenado vigário da Catedral de Cajazeiras, e em 1937, vigário em Patos, sua terra natal.

No dia 4 de abril de 1943, quando completou 33 anos de idade, recebeu a sagração episcopal, Bispo de Penedo, Alagoas, tornou-se o mais jovem membro do episcopado brasileiro.Dom Fernando foi transferido no ano de 1949, assumiu a Diocese de Aracaju, e em 1952 participou da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.Foi promovido Arcebispo de Goiânia, no dia 7 de março de 1957, e tomou posse em 16 de junho. No mês seguinte lançou a Revista da Arquidiocese que circula até hoje. Em 1958, criou a Sociedade Goiana de Cultura com o objetivo de ser um centro avançado para o desenvolvimento, a educação, a cultura e o bem-estar em Goiás. Em 1959 a UCG é criada com o compromisso, segundo ele de “colocar a ciência e a técnica a serviço do homem”.

No ano de 1959 iniciou a experiência de reforma agrária na fazenda Conceição em Corumbá de Goiás (de propriedade da igreja) e adquiriu a Rádio Difusora. De 1962 a 1965 participou de todas as sessões do concílio Vaticano II e em 1968 foi delegado eleito pela CNBB, na II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Medellín.

Confrontou-se com o regime militar e sofreu represálias, como a invasão da catedral em 15 de setembro de 1968 e o impedimento de se pronunciar nos meios de comunicação, exceto na Rádio Difusora, além disso, houve a suspensão da publicação da Revista da Arquidiocese entre 1973 a 1974.Celebrou, a 1º de novembro de 1982, seu Jubileu de Ouro Sacerdotal. Na mesma data, os fiéis de Goiânia comemoraram, com seu Pastor, os 25 anos da Arquidiocese de Goiânia.

Aos 4 de abril de 1985, Quinta-Feira Santa, Dom Fernando celebrou, o 75º aniversário de vida e 42º de episcopado. A 1º de junho, falece, na paz de Deus, em Goiânia. Seu corpo é sepultado aos 3 de junho, na Catedral de Metropolitana de Goiânia. Deixa sua afirmativa que se faz imortal e guia caminhos : “Sem violência e sem medo”.

O Instituto Dom Fernando foi criado para homenagear e dar continuidade ao trabalho realizado por esse sujeito cuja história de luta pela promoção social e pelo fim das desigualdades se confunde com a da região Leste, nos bairros onde estão localizados os programas de extensão do Instituto, que também leva seu nome: Jardim Dom Fernando I e II.