Quem Somos

O Instituto Dom Fernando surge em 1995 e inicialmente se especializa na temática ambiental. Em 2006, passa por uma reestruturação visando aproveitar melhor suas potencialidades na vinculação entre a extensão, o ensino e a pesquisa, e passa a produzir e socializar conhecimentos nas temáticas de direitos humanos de crianças, adolescentes, juventudes e famílias com o apoio das ciências humanas e sociais numa perspectiva crítica. Além de atuar na proposição de subsídios para a elaboração de políticas públicas, bem como na articulação com os movimentos sociais e as entidades das áreas da infância, da adolescência, da juventude e da família.

Para tanto, os programas permanentes de extensão:  Aldeia Juvenil (1983), Aprender a Pensar (1989), Escola de Circo (1996),  Escola de Formação da Juventude (2006)  vinculados e desenvolvidos por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás passaram a compor o Instituto Dom Fernando (IDF). Em 2010 o IDF cria a Escola de Conselhos em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR. Em 2012 o programa Aprender a Pensar passa a ser coordenado pela ETG.,

Nos últimos 10 anos (2004-2013) o Centro de Estudos, Pesquisas e Extensão Aldeia Juvenil – CEPAJ realizou ao todo 93.222 atendimentos divididos entre o  psicoterapêutico e o neuropsicológico, orientação e  apoio sócio-familiar, acompanhamento fonoaudiológico,  grupos psicoeducativos, oficinas e  atuação do projeto “Invertendo à Rota”. A Escola de Circo por sua vez, no mesmo período, ealizou ao todo 365.838 atendimentos via  oficinas, visitas domiciliares, visitas escolares, apresentações e espetáculos circenses,  mostras culturais e palestras.  A Escola de Formação da Juventude totalizou 106.212 atendimentos,  através do Projeto de Vida, do Projeto de Inclusão Digital, dos Cursos técnicos ofertados (Audiovisual, Inclusão Digital,  Vendas, Inglês, Auxiliar administrativo, Fotografia e CorelDraw), de seminários, palestras e oficinas. A Escola de Conselhos formou 2006 conselheiros tutelares e conselheiros de direitos de municípios goianos, com a realização de quatro  cursos, entre 2010 e 2014.

Coodenação: Profa. Elizabete Bicalho
Assessorias:
Formação: Prof. Frederico Dourado R. Morais
Pesquisa: Profa. Thaís Alves Marinho
Articulação com os Movimentos Sociais: Prof. Rogério Araújo da Silva

Contato:

Endereço: 1ª Avenida, N. 656 St Leste Universitário. CEP: 74605-020-Goiânia-GO.
Telefones: (62) 3946-1104/ 3946-1112.
E-mail: idf@pucgoias.edu.br
Fanpage: facebook.com/idfpucgo