Programa em Nome da Vida

Programa em Nome da Vida

O PNV é um Programa Institucional, inserido na Coordenação de Extensão (CDEX), que aborda o tema educação e prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas e vulnerabilidade social. Foi criado em 2001 com a função de desenvolver uma “cultura de prevenção e atuação profissional” em relação à dependência de drogas. Na origem, sua atuação primava na organização de redes de informações sobre substâncias psicoativas e as implicações de seu consumo, no intuito de formar profissionais de diversas áreas com projetos de prevenção ao uso de drogas e promover ações em direção à valorização da autoestima e autoconfiança. No decorrer de sua atuação ampliou o seu campo de ação ao incorporar as dimensões de educação e prevenção junto a segmentos nitidamente caracterizados como sujeitados à vulnerabilidade social. Desde então, atende tanto a comunidade universitária quanto a sociedade de modo geral e constitui campo de estágio na área Social Comunitária.

Objetivos:

– Criar condições para a promoção do bem estar biopsicossocial de todos os sujeitos envolvidos, mediadas por estratégias educativas, em prol da preservação da vida.

– Promover a formação de profissionais de diversas áreas do conhecimento para ações preventivas em projetos educativos sobre drogas.

– Fomentar, acompanhar e divulgar estudos, pesquisas e debates relativos às questões das drogas de modo interdisciplinar.

– Propor ações que visem o desenvolvimento, a ampliação, o fortalecimento da autoestima, da autoconfiança, das competências de comunicação, da capacidade de tomar decisões e resolver problemas, da necessidade de se ter projetos de vida.

– Favorecer a organização de uma ampla rede de informações sobre questões relacionadas às características e propriedades de substâncias psicoativas e as implicações de seu consumo.

Ações e Projetos:

– Filmes & Debates – sessões de cinema sobre temas polêmicos, que propiciem debates entre a plateia e os comentaristas.

– Cursos de Extensão.

– Grupos de Estudo.

– Rodas de Conversas Reflexivas.

– Pesquisa:Caracterização do Funcionamento de Comunidades Terapêuticas na Grande Goiânia.

– Assessorias.

– Parcerias Intra e Interinstitucionais.

– Participação em Fórum, Conselhos.

Coordenação: Profa. Marina de Moraes e Prado Morabi
11ª Avenida, nº 953, Setor Leste Universitário
CEP: 74605-060 – Goiânia – Goiás
Telefone/Fax: (62) 3309-6154
E-mail: pnv.pucgoias@gmail.com

Instagram: 
@pnvpucgoias