25 de setembro de 2020

PRIS realiza Jornada sobre educação inclusiva

IMG_6964

O Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS) realiza a Jornada do PRIS, com o primeiro tema Cuidando de Quem Cuida. A Jornada é modular, on-line e tem como objetivo promover a formação continuada de pessoas sobre a Educação Inclusiva, com uma visão global e interdisciplinar dos aspectos que permeiam a educação, a saúde e as políticas públicas. A Jornada começa com o módulo de Autoconhecimento, no dia 8 de outubro, em um encontro de duas horas, das 14 às 16h, na Plataforma Teams, com acesso neste link: https://bit.ly/JornadaDoPris. Os participantes receberão um certificado de duas horas.

No dia 15 de outubro, das 14h às 16h, ocorre o módulo 2, com o tema Autoestima. Os outros módulos serão sobre os temas Desafios do Diagnóstico no dia 22 de outubro, Luto previsto para o dia 29 de outubro, Qualidade de Vida no dia 12 de novembro e Autocuidado no dia 15 de novembro. Os módulos contarão com vários profissionais de diversas áreas, abordando temáticas do campo da educação inclusiva.

De acordo com a coordenadora do PRIS, Juliana Hannum, “os ciclos formativos estão sendo organizados em formatos abertos para alcançar não somente os acadêmicos voluntários como também a comunidade em geral, pois acredita-se que a proposta pedagógica do programa seja imperativa na dinâmica social que se vive atualmente”.

Sobre a Jornada, Juliana disse que “os conteúdos buscam considerar temas emergentes que constituem a sociedade e despontam como desafios no cotidiano escolar, os quais devem fazer parte da formação continuada de todos os educadores que se preocupam com a formação integral dos seus educandos. Por isso, o PRIS propõe uma reconfiguração das vivências e práticas em relação ao atendimento de crianças e adolescentes e suas relações sociais”.

“Partimos da discussão de valores para a incorporação paulatina nas ações cotidianas de habilidades sociais e o desenvolvimento e fortalecimento de competências socioemocionais. Nesse sentido, a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação têm traçado sua história ao se constituir como espaços de reflexão e atuação na inclusão Social. Dessa maneira, a parceria entre as instituições amplia possibilidades de reconhecimento e compromisso à legislação como fundamento das discussões e ações desenvolvidas, contribuindo para o cumprimento de estratégias da cultura inclusiva”, acrescenta Juliana.

Para participar da Jornada, o interessado precisa fazer a inscrição, baixar o aplicativo Teams, pois todos os cursos serão pela plataforma. A Jornada é aberta a comunidade em geral de qualquer Estado e gratuito. As inscrições podem ser feitas neste link: https://forms.gle/fAj7FJtqpc7se8xV6

 

Marcações: