19 de maio de 2020

Alunas da Unati fazem máscaras para doação a asilo de idosos

mascara unati

Diante da pandemia do Coronavírus e com o isolamento social, a coordenação e assessoria do Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás estão promovendo a campanha Máscara Solidária, que tem como lema Estamos sós e somos solidários. As máscaras, estão sendo confeccionadas por alunas da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e serão doadas aos alunos que não tem máscara e também às entidades que cuidam de idosos.

As alunas da Unati, Elsa Otoni de Oliveira Diniz e Maria Marta Lázara, que são professoras aposentadas, estão à frente da campanha, com máquinas de costura em casa e habilitadas para a função. O tecido 100% algodão, elástico, linhas e tesouras foram comprados pela coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres, e pelas assessoras do Programa, Ráquia Rabelo Rogéri e Suely Amado. Lisa Valéria informa que nesta primeira etapa serão confeccionadas 600 máscaras e que a entrega começa ainda no fim deste mês, respeitando as normas de segurança em época de pandemia.

A coordenadora do PGS explica que desde o início do isolamento social, ela, os assessores e 38 alunos voluntários do Programa têm mantido um contato amigo com os alunos da Unati que são mais suscetíveis ao isolamento social, com acompanhamento e assistência diária aos alunos. “A falta de contato com os colegas e com os professores gera solidão e fragilidade para alguns alunos, que são aposentados. Já disponibilizamos aulas e conteúdos por WhatsApp. Mas atentamos para a necessidade das máscaras. Também é uma forma de ocupar o tempo das alunas, que fazem moldes, planejam a combinação dos tecidos e costuram. Ao mesmo tempo é uma atividade prazerosa, que se converterá em formas de solidariedade com quem não tem máscara”.

Segundo Lisa Valéria, quem quiser colaborar com esta campanha, enviar um e-mail para pgs.pucgoias@gmail.com. “Toda ajuda é bem-vinda. Temos muitos asilos em Goiânia que precisam de ajuda e as máscaras são muito necessárias neste momento, para a proteção dos idosos”, finaliza a coordenadora do PGS.