12 de maio de 2020

ITS promove aulas online para acadêmicos da PUC Goiás

ITS canteiros

A equipe do Instituto dos Trópicos Subúmidos (ITS) da PUC Goiás e a coordenadora de extensão do ITS, Nicaly Bleyer, criou um conjunto de aulas abertas para os acadêmicos da PUC Goiás, que começa no dia 20 de maio, para este momento de isolamento social por causa da pandemia do Coronavírus. As aulas são gratuitas. Os alunos vão receber certificado de horas de atividades complementares. O Núcleo Cultural do ITS abre a temporada de aulas no dia 20 de maio, sobre o tema A cultura condiciona nossa visão de mundo. No dia 27 de maio será sobre o tema Patrimônio Cultural, Pesquisas e Preservação. No dia 03 de junho será abordado o tema Olhar, ouvir para escrever. No dia 10 de junho o tema será sobre Povos indígenas que habitam o cerrado. Estas aulas vão ocorrer sempre na quarta-feira, das 15h30 às 16h30, num total de 12 horas de atividades complementares.

O Núcleo Ambiental do ITS vai promover as aulas no dia 21 de maio, no horário das 14h30 às 15h30. sobre o tema Meio ambiente e sustentabilidade. No dia 29 de maio, no horário das 11h às 12h, a aula será sobre o tema Impactos ambientais e suas consequências.  No dia 05 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o tema será sobre Trilhas ambientais como instrumento de interpretação, sensibilização e educação ambiental. Esta aula será das 14h30 às 15h30. Um total de 10 horas de atividades complementares.

As aulas do Núcleo Escola Aberta, Viveiro e Compostagem vão ocorrer no dia 25 de maio, no horário das 14h às 15h30, sobre o tema Curso básico de compostagem. No dia 26 de maio, das 14h às 15h30, será dado o Curso básico de produção de mudas, com total de 10 horas. As inscrições podem ser feitas neste link e vão até o dia 15 de maio. São 50 vagas para cada módulo. Depois de confirmada a inscrição, o acadêmico receberá um link para assistir as aulas.

De acordo com Nicaly, as aulas foram pensadas para formar e trabalhar a parceria entre ensino e extensão para os monitores e voluntários do ITS. “mas entendemos que mais alunos precisam de atividades complementares, já que as outras atividades acadêmicas foram adiadas. Pensou-se, então, nas aulas abertas nos três eixos do ITS: educação ambiental, viveiro escola e eixo cultural e etnográfico, relacionado com a nova configuração do ITS, que recebeu o acervo do Museu Jesco Puttkamer, nessa ideia da valorização dos povos tradicionais do Cerrado. As aulas seguem uma linha maior, que é a valorização do Bioma Cerrado.

Essas aulas abertas, com certificação, segundo a coordenadora de extensão do ITS, “vão contribuir para ampliar a formação continuada dos alunos da Universidade, nessa área. Quando houver o retorno das aulas presenciais, quem sabe esses alunos queiram trabalhar aqui conosco. Serão muito bem-vindos”.