8 de outubro de 2019

Grupo Arte e Fatos estreia peça no Festival Goiânia em Cena

No Fundo do Poço

O Grupo de Teatro Arte e Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás e a Associação Cultural Casa de Nazaré, estreiam o espetáculo No Fundo do Poço no dia 21 de outubro, às 19h, no Teatro Goiânia, dentro da programação do 17º Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena. Com texto e direção de Danilo Alencar, a peça mostra a realidade de famílias com histórico de assédio sexual, a influência das crenças e da cultura popular, além do cenário de sobrevivência de famílias em situação de pobreza.

Escrita há 10 anos, a obra No Fundo do Poço apresenta, de forma pontual e relevante, diversas figuras de linguagem que mostram de maneira peculiar as características da cultura regional, especialmente daquela vivida no campo. O título da obra é um dos exemplos de metáforas utilizadas pelo autor, de um cunho político expressivo e atual. No elenco os atores Kamilla Nunes, Norval Berbari e Tarcísio Peris, dão vida aos personagens Ditinho, Detinha e Seu Dito. De acordo com Danilo, os movimentos circulares das personagens, tendo o poço como centro da morte/vida, são a expressão estética do que se passa dentro de cada pessoa ao longo de sua caminhada vivencial.

Pesquisa

O diretor do Arte e Fatos explica que a pesquisa realizada no processo de montagem identificou altos índices da prática de violência sexual no Estado de Goiás. “É triste reconhecer que não foi difícil encontrar vítimas de abuso. Infelizmente nós descobrimos que essa prática que assola o país é muito comum entre famílias,” pontua Danilo. Depoimentos de várias vítimas foram usados para a construção do espetáculo.

Para Danilo, estrear a peça no Goiânia em Cena é uma honra. “O Festival Goiânia em Cena é essencial para a construção da história do teatro em Goiás. O Festival tem uma importância singular para as Artes Cênicas do Estado de Goiás. É um momento de encontro com as dramaturgias regionais e de reconhecimento das diversas linguagens teatrais exploradas pelas companhias. Muito bom participar, novamente, de um festival tão rico e importante como esse. É uma oportunidade de exteriorizar a arte feita no Estado. O Goiânia em Cena representa verdadeiros diálogos cênicos”, enfatizou.

Serviço:

 

17º Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena

Estreia: No Fundo do Poço. Grupo Arte e Fatos. 14 anos.

Local: Teatro Goiânia

Dia: 21 de outubro

Horário: 19h

Valor: Troque um livro pelo ingresso. A troca pode ser feita antecipadamente no Goiânia Ouro.

Informações: (62) 99600-9184

 

 

 

Marcações: