27 de março de 2017

Arte fatos ganha prêmio de 200 mil reais para circulação de peça

12112158_954516431294015_5907499982240945927_n

O Grupo de Teatro Arte e Fatos da Coordenação de Arte e Cultura (CAC/Proex) da PUC Goiás recebeu a aprovação do Projeto de Circulação do espetáculo Lágrimas de Guarda Chuva pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, com prêmio de R$ 200.000,00. A proposta prevê a realização de dez apresentações em diversas cidades, como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cidade de Goiás, Itumbiara, Inhumas e Pirenópolis.

De acordo com o diretor do Arte e Fatos, Danilo Alencar, a peça Lágrimas de Guarda-Chuva aborda as relações humanas vistas pelo prisma do mundo contemporâneo, “com o medo, a solidão, o egocentrismo, o absurdo, muitas vezes estabelecido entre quem detém o domínio sobre o dominado. O espetáculo adentra o universo circense, com propostas claunescas, malabares e mágicas. Estes elementos se juntam a outros, trazendo ao público, uma reflexão sobre a arte que queremos fazer”.

Para Danilo, além de fomentar o consumo de bens culturais, promover a arte em seus mais distintos aspectos, agregar valor ao processo de cognição do indivíduo e levar o público a uma tomada de consciência, esta proposta das apresentações expressa a necessidade de ações culturais voltadas para o dinamismo e à experimentação. “Pensar ao mesmo tempo o indivíduo e a cena, além de propor a descentralização dos bens culturais e fomentar o consumo dessas representações. Essa proposta também mostra a necessidade de ações culturais voltadas prioritariamente para o público das pequenas cidades do interior de Goiás, e a difusão da arte goiana no circuito nacional, contemplando diversas classes sociais”.

 

Marcações: