Programa em Nome da Vida

32cba9d5e1afedb46c47fa30f684447b_XL

 

O PNV é um Programa Institucional, inserido na Coordenação de Extensão (CDEX), que aborda o tema educação e prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas e vulnerabilidade social. Foi criado em 2001 com a função de desenvolver uma “cultura de prevenção e atuação profissional” em relação à dependência de drogas. Na origem, sua atuação primava na organização de redes de informações sobre substâncias psicoativas e as implicações de seu consumo, no intuito de formar profissionais de diversas áreas com projetos de prevenção ao uso de drogas e promover ações em direção à valorização da autoestima e autoconfiança. No decorrer de sua atuação ampliou o seu campo de ação ao incorporar as dimensões de educação e prevenção junto a segmentos nitidamente caracterizados como sujeitados à vulnerabilidade social. Desde então, atende tanto a comunidade universitária quanto a sociedade de modo geral e constitui campo de estágio na área Social Comunitária.
Objetivos

– Criar condições para a promoção do bem estar biopsicossocial de todos os sujeitos envolvidos, mediadas por estratégias educativas, em prol da preservação da vida.

– Promover a formação de profissionais de diversas áreas do conhecimento para ações preventivas em projetos educativos sobre drogas.

– Fomentar, acompanhar e divulgar estudos, pesquisas e debates relativos às questões das drogas de modo interdisciplinar.

– Propor ações que visem o desenvolvimento, a ampliação, o fortalecimento da autoestima, da autoconfiança, das competências de comunicação, da capacidade de tomar decisões e resolver problemas, da necessidade de se ter projetos de vida.

– Favorecer a organização de uma ampla rede de informações sobre questões relacionadas às características e propriedades de substâncias psicoativas e as implicações de seu consumo.

Ações/Projetos

– Filmes & Debates – sessões de cinema sobre temas polêmicos, que propiciem debates entre a plateia e os comentaristas.

– Cursos de Extensão.

– Grupos de Estudo.

– Rodas de Conversas Reflexivas.

– Pesquisa:Caracterização do Funcionamento de Comunidades Terapêuticas na Grande Goiânia.

– Assessorias.

– Parcerias Intra e Interinstitucionais.

– Participação em Fórum, Conselhos.


Contatos:

Coordenação: Iracema G. Moura de Carvalho

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257490J6

1ª Avenida, 656, Setor Universitário, Sociedade Goiana de Cultura

Telefone: (62) 3946 1484, CEP: 74605-020, Goiânia-GO

e-mail: pnv@pucgoias.edu.br