Programa Interdisciplinar da Mulher Estudos e Pesquisas

005cd1fafa34eca1781a2cd0e35c32d4_XL

 

O PIMEP é um Programa Institucional, inserido na Coordenação de Extensão (CDEX), desenvolvido no contexto das profundas mudanças experimentadas pelas mulheres na sociedade, dos estudos feministas e de gênero, dos movimentos sociais e das políticas públicas para mulheres. Caracteriza-se como espaço de produção de metodologias e reflexões teóricas na área do saber relativo aos estudos feministas, das mulheres e de gênero. As ações são desenvolvidas de forma a integrar a pesquisa e a extensão. Desenvolve pesquisa com o Núcleo de Investigação de Gênero e busca a consolidação da Rede Goiana de Pesquisa e estudos de Gênero. Articula-se com órgãos de representação, entidades de classe, grupos religiosos, organizações não governamentais, movimentos sociais e populares, organismos governamentais, grupos feministas e de mulheres,demais programas de extensão da universidade, dentre outros.

Objetivos:

– Produzir e socializar o conhecimento nas áreas de estudo sobre as mulheres, gênero e feminismos e nos vários campos de saber relativos à área de estudo e atuação.

– Subsidiar a formulação de políticas sociais no contexto do Estado e região Centro- Oeste, por meio da mobilização para a produção de debates, ações de extensão, estudos e pesquisas na área.

– Realizar a difusão e coletivização dos conhecimentos produzidos sobre mulher, gênero e feminismos.

– Dialogar com a comunidade acadêmica, intensificar, consolidar, ampliar e criar parcerias com instituições e organismos locais, estaduais e internacionais.

Ações/Projetos:

– Gênero e Envelhecimento (parceria com o Programa de Gerontologia Social /PUC-Goiás).

– Tráfico de Mulheres em Goiânia – Olhares sobre as necessidades das mulheres traficadas (parceria com o Instituo Dom Fernando da PUC Goiás e financiado pela Secretaria de Políticas para Mulheres /Assessoria da Mulher de Goiânia).

http://www.youtube.com/watch?v=1tCOArJWZ9k (link do documentário produzido pela pesquisa em parceria com a TV UFG).

http://www.traficodepessoas.org/images/arquivos/traficodepessoascapaemiolo.pdf (link do livro produzido pelo PIMEP).

– Proposta educativa sobre o tráfico de pessoas/mulheres – Uma construção conjunta com a área de turismo em Goiás (financiada pela FAPEG).

– Mapeamento de políticas públicas de gênero em Goiás (financiada pela FAPEG) www.rededegenero.com.br.Livro disponível no PIMEP, sem custos.

Livro Pimep
– Avaliação e monitoramento dos serviços de atenção à saúde de adolescentes grávidas que sofreram violência doméstica.

– Curso de iniciação científica em pesquisa, extensão e gênero.

– Participação no Fórum Goiano de Mulheres, no Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, em comissões do Conselho Estadual da Mulher.

– Articula e presta assessoria a grupos de mulheres dos movimentos sociais e a órgãos públicos específicos de mulheres.

– Orientações de artigos, monografias, dissertações sobre mulheres e gênero e assessorias a projetos.

– Pesquisa “Mapeando o debate sobre Pesquisa-Intervenção feminista: práticas que fazem diferença”? (2015-2017)

-Curso de Extensão“Tramas e Redes: feminismos pelo fim da violência contra a mulher”, realizado pelos grupos Transas do Corpo e Ocupa Madalenas, com apoios do PIMEP/PUC; Ser-Tão/UFG, CIAR/UFG e NDH/UFG, com patrocínio do Fundo Ellas de Desenvolvimento Social/ Instituto AVON em 2015.

– Roda de conversas sobre gênero e violência com a participação dos acadêmicos da PUC-GO.

– Pesquisa: “Gênero e cinema: as narrativas transgressoras do masculino e feminino em Almodóvar” (2014-2016).

– Participação no GT Pragmatismo e filosofia americana.

Contatos:

Coordenadora: Profª. Gabriella Assumpção Alvarenga

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0820819784909463

1ª Avenida, 656, Setor Universitário,

Sociedade Goiana de Cultura (SGC)

Telefone: (62) 3946 1068, CEP: 74605-030 Goiânia-GO

e-mail: pimep@pucgoias.edu.br

facebook: https://www.facebook.com/pages/PIMEP-Programa-Interdisciplinar-da-Mulher-Estudos-e-Pesquisas/217278831809806?ref=hl