Regras para Envio de Pôster

1. INFORMAÇÕES GERAIS

• Para análise do Comitê Científico, os trabalhos deverão ser submetidos no formato de Pôster Científico (com extensão do arquivo em .pdf).
• No ato da inscrição do trabalho, o candidato deverá escolher um dos quatro Eixos Temáticos listados abaixo. (Caso necessário, o Comitê Científico redirecionará o trabalho entre os Eixos Temáticos).
Os Eixos Temáticos são os seguintes:
• EIXO 1: Políticas Públicas, Educação e Formação do(a) Pedagogo(a)
• EIXO 2: Políticas Públicas e Trabalho
• EIXO 3: Políticas Públicas e Meio Ambiente
• EIXO 4: Políticas Públicas e Migrações

• Para envio do Pôster Científico e posterior apresentação de trabalhos, autor e coautor(es) deverá(ão) estar inscrito(s) no evento.

• O Pôster Científico deverá ser enviado unicamente para o e-mail do evento: xv.simposiodapedagogia@gmail.com

• Poderão inscrever trabalhos para apresentação graduandos, pós-graduandos e profissionais da área (professores e pesquisadores).

• Cada inscrito terá direito a enviar apenas um trabalho como autor principal e no máximo três (3) como coautor.

2. ENVIO DOS PÔSTERES CIENTÍFICOS

Data para envio de Pôsteres: De 06 a 21 de novembro

O trabalho deverá ser enviado por apenas um dos autores (autor ou coautor).

O Pôster a impresso para ser exposto e apresentado no evento deve ser o mesmo avaliado e aprovado pela Comissão Científica.

A extensão (formato de arquivo) para envio do arquivo do Pôster deve ser em .pdf.

O que deve ter no Pôster Científico:

• Título: Centralizado, CAIXA ALTA, em negrito, Arial
• Autoria do trabalho: Logo abaixo do título colocar o(s) nome(s) do(s) autor(es) do trabalho, seguido(s) pela instituição de origem e e-mail. Dados de cada autor.
• Tabela ou Figura (fotografia, gráfico, desenho), caso haja, deve apresentar qualidade para uma boa visualização. Deve ser inserida(o) no texto e numerada(o) com algarismos arábicos. Na tabela (sem negrito), o título deve ficar acima e na figura (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de figuras e tabelas.
• Financiamento: no caso de projetos que foram financiados, destacar o(s) órgão(s) financiador(es) da produção acadêmica.
• Introdução: deve ser breve e, de forma clara, justificar o problema estudado. Nela deverão ser informados os objetivos do trabalho realizado, as referências utilizadas.
• Metodologia: elaborada de forma concisa e clara, deve fazer com que o leitor entenda os procedimentos utilizados para o desenvolvimento do estudo.
• Resultados: devem, à luz do aporte teórico utilizado no trabalho de pesquisa, evidenciar análise e discussão dos dados obtidos. Podem ser usados recursos ilustrativos de figura ou tabela, acompanhada(o) de análise indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
• Considerações Finais: deverão ser elaboradas com verbos no presente do indicativo. Deverão considerar os objetivos explicitados e os resultados indicados.
• Referências: deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se às normas da ABNT.

• Os Pôsteres Científicos deverão ser apresentados na medida 90 cm X 120 cm e seguirem as normas da ABNT para este tipo de apresentação.
• Na parte superior do Pôster deve inserir o nome do evento integrado.
• Quando impresso, o Pôster Científico deve ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro de distância do observador. O pôster pode ser confeccionado em papel ou lona.

3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

• Todos os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico do evento, observando:
• a qualidade acadêmica do trabalho;
• a pertinência em relação ao Eixo Temático indicado;
• a adequação ortográfica e gramatical;
• a adequação às normas de envio de trabalhos, do evento e da ABNT.

• Após a avaliação e parecer do Comitê Científico os resultados serão divulgados no site do evento.

• Qualquer solicitação requerida pelo Comitê Científico deverá ser feita e encaminhada ao e-mail do evento em até 3 dias úteis após a divulgação da aprovação. xv.simposiodapedagogia@gmail.com

• Após avaliação, que será divulgada no site do evento até dia 23 de novembro, o autor/coautores deverá(rão) providenciar a impressão do Pôster.

4. APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

No dia e horário destinados à sessão dos Pôsteres Científicos, representantes do Comitê Científico se encarregarão de visitar os trabalhos e dialogar com os proponentes sobre o conteúdo exposto. Portanto, para além da exposição do trabalho aos visitantes no evento, cabe ao proponente discuti-lo também com estudiosos da área.

• O Pôster deverá ser instalado pelo(s) autor(a)/coautores no saguão de entrada da Escola de Formação de Professores e Humanidades no dia 27/11/2019 no período de 16h às 19h.

• No evento, o Pôster deverá ser apresentado pelo autor(a) ou pelo menos um de seus coautores, no dia 28/11/2019 no período de 19h às 20h30min.

• Só receberão certificado de apresentação de trabalho, aqueles que contarem com a presença de seus proponentes.

• A retirada do Pôster deverá ser realizada pelo(s) autor(a)/coautores no dia 30/11//2019 no período de 8h às 11h.

ATENÇÃO: Toda informação inserida no Pôster encaminhado para avaliação e, caso aprovado, apresentado no XV Simpósio do Curso de Pedagogia é de inteira responsabilidade do(s) proponente(s).

Qualquer dúvida, entrar em contato com a comissão do evento por meio do e-mail: xv.simposiodapedagogia@gmail.com