Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades – EFPH
Curso de Pedagogia

simposiobanner

A Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás (EFPH)  realiza de 06 a 08 de novembro o XIII Simpósio do Curso de Pedagogia, o XVIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás (PPGE)  e a VI Mostra da Produção Cultural de Discentes e Docentes do Curso de Pedagogia.Em 2017, essas atividades têm como tema As Margens se põem no Centro: sujeitos, (negação de) direitos e resistências e por objetivo dar visibilidade a sujeitos coletivos, experiências e conhecimentos que, muitas vezes, permanecem às margens de instituições, estruturas e contextos formais. Trata-se, portanto, de por no centro, e em debate, essas experiências e conhecimentos que têm por finalidade enfrentar e resistir à barbárie, a situações de injustiça institucionalizada, à cotidiana negação de direitos essenciais à vida, como são os direitos à educação, à terra, ao território, à cultura, à saúde, à moradia e ao trabalho…Direito, enfim, às condições para uma existência humana com dignidade!

A programação, que reafirma os princípios do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e da EFPH, prevê mesas-redondas, colóquios temáticos, comunicação oral das dissertações e teses em andamento no PPGE, apresentações culturais de estudantes e exposições que permitam o diálogo com e entre os estudantes, movimentos sociais e pesquisadores. Destina-se, de modo específico, aos acadêmicos do Curso de Pedagogia e demais licenciaturas, pós-graduandos(as), professores(as) da rede pública e privada e é aberto à comunidade.

Em sua forma e conteúdo o Encontro é uma construção a várias mãos e um convite ao diálogo sobre as formas de negação de direitos que, ao reiterar-se nos diversificados processos educativos que a própria sociedade cria e recria, acirra as desigualdades econômica, social, escolar e cultural. Desigualdades que potencializam a violência, o preconceito e que naturalizam formas de corrupção que são, por si, negadoras da possibilidade de existência da coisa pública e, por conseguinte, da Democracia.

Boa experiência formativa a todos(as)!

A Comissão Organizadora