25ª Etapa

25ª ETAPA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS
 INOVAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O PLANO DE ENSINO EM QUESTÃO
Cursos do Ano I do ENADE

(Inscreva-se)

APRESENTAÇÃO

O Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos, chega à sua 25ª Etapa e buscará possibilitar aos professores universitários dos cursos de graduação da PUC Goiás, estudar e compreender a importância e a elaboração do Plano de Ensino para a prática docente. É o plano de ensino que norteia e orienta o trabalho docente, facilitando a compreensão e o desenvolvimento da disciplina pelos estudantes. Ao elaborar o plano de ensino, o professor deve se questionar sobre: O que o estudante precisa aprender? Para tanto, deve orientar seu planejamento pela realidade acadêmica que tem, considerando seus estudantes e as concepções do projeto pedagógico do curso. O plano de ensino deve apresentar uma previsão mais ampla das atividades de uma determinada disciplina durante o período do curso e está em construção permanente, podendo ser alterado ao longo do período letivo. Na sua elaboração, é preciso considerar o conhecimento do mundo e seu contexto, o perfil dos estudantes e o projeto pedagógico da instituição, para então tratar dos elementos que o constituem.

Nesse sentido, o curso tem como objetivo, propiciar um espaço de discussão e elaboração coletiva para pensar caminhos que visam contribuir para a superação dos desafios pedagógicos que perpassam a elaboração do plano de ensino.

No desenvolvimento dos momentos formativos serão contempladas as especificidades dos cursos e das disciplinas no intuito de aperfeiçoar a prática docente e o processo ensino-aprendizagem. Nessa etapa, um grupo de professores pedagogos vai até os cursos de graduação para desenvolver atividades de estudo e elaboração de planos de ensino junto aos docentes, a partir das demandas e necessidades apontadas pela coordenação e pelo NDE dos cursos. A seguir apresenta-se a organização e estrutura dos momentos formativos.

EMENTA

Planejamento educacional nos seus diferentes níveis (educacional, institucional e de ensino) e suas implicações para a prática docente cotidiana. Articulação entre os elementos constitutivos do plano de ensino: ementa, objetivos gerais e específicos, conteúdos programáticos, (atividades externas da disciplina), cronograma, material de apoio, metodologia, avaliação, especificando modalidades e datas, bibliografia básica e bibliografia complementar.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO

Encontro com todos os professores e gestores do Grupo Verde dos cursos de graduação em: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física Bacharelado; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Zootecnia

Conferência: Inovação e práticas pedagógicas: o plano de ensino em questão

Professores: Liliane Barros de Almeida Cardoso; Renato Barros de Almeida e Rodrigo Fideles Fernandes Mohn

Vagas: 200                    Modalidade: Presencial             Carga horária: 3 horas

O professor deve escolher um dos dias, horário e local, estabelecidos a seguir e se inscrever
Datas e Horários 10 de setembro
18h ás 21h
Local Auditório da Área 4 Auditório da Área 4 Sala Multiuso 2 e 3 da Área 4

Este momento visa suscitar a reflexão coletiva sobre o compromisso docente com a elaboração do plano de ensino como uma ferramenta didático-pedagógica, no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem. Serão trabalhadas as relações existentes entre os documentos oficiais (DCN e SINAES) e a elaboração do planejamento institucional (PDI e PPC) e o plano de ensino.

Conteúdos:

• Documentos nacionais e institucionais: DCN, SINAES, PDI e PPC
  • Estrutura e elementos fundamentais do plano de ensino
  • Articulação entre os elementos constitutivos do plano de ensino
  • Elaboração de objetivos (gerais e específicos)
  • Conteúdo de ensino
  • Metodologia
  • Avaliação do processo ensino-aprendizagem

AVALIAÇÃO DO CURSO/MOMENTO FORMATIVO

Compreendendo a avaliação como dimensão indispensável em qualquer espaço/momento de formação, aqui se faz necessário pensar uma forma de feedback dos envolvidos no processo formativo. Assim, propõe-se a aplicação de um questionário objetivo e específico a ser preenchido individualmente pelos participantes ao final dos momentos formativos.

BIBLIOGRAFIA

CASTRO, A.M.D.A. Planejamento educacional. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

GAMA, Anailton de Souza; FIGUEIREDO, Sonner Arfux de O Planejamento No Contexto Escolar. Disponível em: http://www.cepad.net.br/discursividade/EDICOES/04/Arquivos04/05.pdf. Acesso em 16 nov. 2017.

SILVA, Eliane.  Planejamento: processo de ensino e seus elementos básicos. Goiânia, 2013.

SILVA, Eliane. Didática fundamental: referencial teórico-metodológico complementar aos estudos.