15ª Etapa

15ª Etapa Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos

De 4 a 25 de maio de 2015

Os certificados estão disponíveis no link: http://sites.pucgoias.edu.br/certificados/participantes/394

15pfc

Aldemir Martins. Galo, 1968.

APRESENTAÇÃO

A 15ª etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos da PUC Goiás, a ser realizada entre os dias 4 e 25 de maio de 2015, é parte integrante da Avaliação Especial Docente, prevista nos editais n.º 62/2013, 63/2013, 67/2013, 77/2013, 78/2013, 9/2014, 12/2014, 24/2014 e 47/2014 – Prograd. A programação destina-se, exclusivamente, aos professores admitidos no quadro docente da PUC Goiás, em decorrência da aprovação nos processos seletivos referenciados e que não concluíram a carga horária de atividades previstas nos supracitados editais.

A participação desses professores, indispensável e intransferível, será registrada desde o início do evento e, ao final da 15ª etapa, será disponibilizado, no site da PUC Goiás, o certificado. O comprovante de participação deverá ser entregue e protocolizado na Divisão de Recursos Humanos – DRH.

As inscrições estão disponíveis no SOL.

OBJETIVO DO PROGRAMA

Promover cursos de formação continuada para professores e gestores acadêmicos da PUC Goiás, com o propósito de aprimorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na PUC Goiás.

MINICURSOS

Compreendendo o processo de aprendizagem do aluno surdo – Turma A

Miliana Ester Fernandes de Águas

As maiores dificuldades encontradas a respeito da educação de surdos estão relacionadas às questões linguísticas. Para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de maneira eficaz, é necessário que o professor compreenda as particularidades envolvidas na comunicação do surdo, o que tornará possível a adaptação do conteúdo para este educando.

Local: Área IV, Bloco C, Sala 404

Data: 7 de maio de 2015 (quinta-feira)

Horário: 19h – 22h

Compreendendo o processo de aprendizagem do aluno surdo – Turma B

Miliana Ester Fernandes de Águas

Local: Área IV, Sala Multiuso 2

Data: 13 de maio de 2015 (quarta-feira)

A comunicação em sala de aula – Turma A

Profa. Lílian de Moura Borges Cintra

Reflexões sobre a influência que a comunicação exerce na sala de aula, nas relações pessoais e profissionais, propondo atividades práticas no controle de movimentos corporais, faciais, expressões cotidianas e a habilidade de Interpretação.

Local: Área IV, Sala Multiuso 1

Data: 11 de maio de 2015 (segunda-feira)

A comunicação em sala de aula – Turma B

Local: Área IV, Sala Multiuso 1

Data: 15 de maio de 2015 (sexta-feira)

Internacionalização na PUC Goiás – Turma A

Prof. Paulo José Gonzaga Ribeiro

Poucos alunos da PUC Goiás têm a oportunidade de estudar no exterior, apesar do número crescente de programas de mobilidade que são oferecidos anualmente. Por essa razão, desde 2012, A PUC Goiás realiza algumas ações que compõem um plano de “Internacionalização em Casa” (IeC). O objetivo deste minicurso é abordar e discutir os prós e contras deste processo.

Local: Área IV, Sala Multiuso 2

Data: 11 de maio de 2015 (segunda-feira)

Internacionalização na PUC Goiás – Turma B

Local: Área IV, Sala Multiuso 2

Data: 15 de maio de 2015 (sexta-feira)

Horário: 18h30 – 21h30

Internacionalização na PUC Goiás – Turma C

Local: Área IV, Sala Multiuso 2

Data: 20 de maio de 2015 (quarta-feira)

Internacionalização na PUC Goiás – Turma D

Local: Área IV, Sala Multiuso 1

Data: 25 de maio de 2015 (segunda-feira)

Horário: 18h – 21h

O cotidiano do fazer docente – Turma A

Prof.ª Maria Rita S. Sant Anna

Práticas e políticas na PUC Goiás. Planos de Ensino. Atividades Externas da Disciplina – AED. Programa de Orientação Acadêmica – PROA.

Local: Área IV, Sala Multiuso 1

Data: 12 de maio de 2015 (terça-feira)

Mediação pedagógica e tecnologias – Turma A

Profa. Rose Mary Almas de Carvalho, Profa. Elda Jane de Almeida Gontijo e Profa. Joana Peixoto

A tecnologia enquanto artefato cultural. O lugar da tecnologia no contexto escolar. A mediação pedagógica com a incorporação das tecnologias.

Local: Área IV, Sala Multiuso 2

Data: 13 de maio de 2015 (quarta-feira)

Mediação pedagógica e tecnologias – Turma B

Local: Área IV, Sala Multiuso 1

Data: 18 de maio de 2015 (segunda-feira)

Horário: 18h – 21h

Modalidade: Presencial

A Avaliação Interdisciplinar na PUC Goiás – uma Universidade que aprende com sua própria caminhada – Turma A

Profa. Marta Maria Cançado

A Avaliação Interdisciplinar da PUC Goiás é uma atividade que compõe as práticas curriculares de todos os cursos de graduação e pensa o processo avaliativo como formação e preparação para a vida profissional, alinhando as propostas e fundamentos de modalidades diferentes de avaliações internas e externas nas IES.

Local: Área IV, Sala Multiuso 1

Data: 21 de maio de 2015 (quinta-feira)

Horário: 19h – 22h

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA