Envio de Trabalhos para a II JCECEC

A data limite para a submissão dos trabalhos: 20/11/2017
Os trabalhos aceitos receberão a Carta de Aceite
Os trabalhos apresentados no evento serão publicados nos Anais Virtuais.

 

Normas para Apresentação dos Trabalhos

1. Os trabalhos apresentados no evento serão publicados nos Anais Virtuais.

 

2. Serão consideradas somente contribuições científicas inéditas, originais e enquadradas no escopo do Congresso, sendo vedado ao autor submeter trabalhos já divulgados e pesquisas em fase de planejamento, tais como:

•   simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho com resultados preliminares.
•   resumo de trabalho já publicado.
•   resumo de revisão bibliográfica.
•   resumos baseados em um mesmo trabalho de investigação e fragmentados com resultados em diferentes resumos, com ou sem primeiros autores diferentes.

2.1 Alunos das disciplinas de estagio (Licenciaturas) podem apresentar seus trabalhos na forma de projeto.

 

3. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito na JCECEC. Cada inscrito poderá apresentar até dois trabalhos.

 

4. Cabe ao autor indicar o eixo temático do seu trabalho. Em cada área existem duas opções para o autor enquadrar seu trabalho: Estudante de Graduação, Pós-graduação ou Profissional. Os trabalhos serão avaliados e expostos segundo o enquadramento do autor.
4.1 Eixos Temáticos para submissão de Trabalhos
•   1 – Química
•   2 – Ensino de Química
•   3 – Física
•   4 – Ensino de Física
•   5 – Matemática
•   6 – Ensino de Matemática
•   7 – Ciência da Computação
•   8 – Engenharia de Computação
•   9 – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
•   10 – Iniciação Científica

4.2 Trabalhos de TCC podem ser enquadrados nos Eixos Temáticos de 1 a 9.

 

5. Na categoria Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, o orientador é considerado um dos autores do trabalho e condição indispensável para a submissão do mesmo.

 

6. O autor receberá e-mail da aceitação de seu trabalho. Atente se seu provedor não tem restrições a spam. Ele poderá “entender” que o remetente está nesta categoria.

 

7. Os tipos de trabalhos permitidos para submissão ao evento são:
•   Pesquisa científica, submetida por estudantes, professores ou pesquisadores de quaisquer níveis.
•    Trabalho desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBIC, PIBID ou PIBIT. Trabalhos oriundos dessas bolsas, o(s) autor(es) deve(m) citar nas conclusões a Instituição/local do Programa que está(ão) vinculado(s).
•    Estudo de caso, que é um trabalho que se refere ao relato de casos ou experiências que explorem/descrevam/discutam um método ou problema por meio do exemplo – aplicado às situações complexas ou casos raros.
•    Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem.

 

8. Os resumos expandidos devem conter:
8.1. Título: Deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho;
8.2. Autores: Nome(s) do(s) autor(es), escrevendo-se o último sobrenome seguindo-se das letras dos demais nomes e sobrenomes. Após o nome de cada autor deve aparecer a instituição a que ele pertence. Pode ter até 10 (dez) autores.
8.3. Resumo: o texto deve, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões;
8.4. Palavras-chave: máximo 3 palavras;
8.5. Introdução: visão geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema) e relevância da pesquisa. Apresentar os objetivos e justificativos da importância do tema;
8.6. Material e Métodos: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada. Unidades de medida e símbolos devem seguir o sistema internacional;
8.7. Resultados e Discussão: apresentar tabelas, gráficos, etc. Na discussão, confrontar os dados obtidos com o da literatura;
8.8. Conclusões: descrever a conclusão do(s) autor(es) com base nos resultados do trabalho, relacionando-as aos objetivos da pesquisa.
8.9. Agradecimentos: se for o caso, inseri-los após as conclusões.
8.10. Referências: segundo normas da ABNT.
8.11. O Resumo deve ser escrito em no máximo 5 (cinco) páginas, com fonte arial 12, espaçamento simples.
8.12. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail ijc.ecec@gmail.com. O título do e-mail e o nome do arquivo devem ser o nome do orientador do trabalho/área (Química, Física, Matemática ou Computação).

 

9. Observações quanto a submissão de resumos:
O respeito aos direitos autorais é de total responsabilidade dos autores do trabalho. Em caso de comprovado o plagio os autores responsáveis ficaram sujeitos a sanções impostas pela Comissão de Organização.
O trabalho deve ter rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa.
O trabalho sem cuidados em sua preparação ou com deficiências na pesquisa; com as informações desorganizadas e/ou com procedimentos/descrições inadequados ou equivocados; em quaisquer dos itens será recusado.

 

10. Somente serão aceitas as submissões de trabalhos quando houver pelo menos um autor devidamente inscrito na JCECEC.

 

11. Trabalhos com nenhum dos autores inscritos na JCECEC serão descartados.

 

12. Depois de enviado o trabalho via e-mail será impossível alterá-lo.

 

13. Todos os trabalhos aceitos deverão ser apresentados na JCECEC por meio de pôsteres ou oral.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES
1. O Pôster deverá atender os seguintes padrões:
•    Título centralizado, Arial 66, negrito;
•    Nome dos autores centralizado, Arial 46;
•    Nome do evento, Arial 34, negrito;
•    Local e data do evento, Arial 34, negrito;
•    O restante do pôster em Arial de no mínimo 32;
•    OBRIGATORIAMENTE as dimensões do pôster são 90 cm (largura) X 100 cm (altura).

 

2. O local onde o pôster será afixado será divulgado em lista na secretaria do evento a partir do primeiro dia de sua realização.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL
1. A Comissão Científica selecionará e convidará os trabalhos que deveram ser apresentarem via oral os demais serão apresentados na forma de pôster.

 

2. O resultado desta seleção será publicado e informado aos selecionado (via e-mail) uma semana depois do prazo final para o envio do aceite dos trabalhos.

 

3. A apresentação dos trabalhos orais deverá ocorrer em horário e local próprios divulgados em lista na secretaria do evento a partir do primeiro dia de sua realização.

 

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
1. Todos os Certificados de apresentação de trabalhos são disponibilizados no site da PUC após a realização do evento.

 

2. O responsável da seção de pôsteres fará a verificação da presença do pôster e de pelo menos um dos autores, que terá que assinar a lista de presença. Sem a assinatura do autor o certificado do trabalho não é liberado.

 

3. Os Certificados estarão disponíveis para impressão no site da PUC pelo período de 60 (sessenta) dias após o evento. Depois desse prazo não mais será possível obter o certificado.

 

PREMIAÇÕES
1. A ECEC oferece aos apresentadores de trabalhos 3 modalidades de prêmios.
•   Prêmio Cientista ECEC Euler
•   Prêmio Cientista ECEC Gauss
•   Prêmio ECEC Marie Curie

 

2. Os trabalhos cujos autores estejam ausentes na data da apresentação são excluídos do processo de premiação da JCECEC.

 

3. A JCECEC confere o Prêmio Cientista ECEC Euler ao melhor trabalho apresentado na forma oral.

 

4. A JCECEC confere o Prêmio Cientista ECEC Gauss ao melhor trabalho apresentado na forma de pôster.

 

5. A JCECEC confere o prêmio ECEC Marie Curie ao melhor trabalho inscritos na categoria Iniciação Científica.

 

6. Todos os trabalhos premiados serão convidados a publicar um artigo completo na Revista da Escola de Ciências Exatas e da Computação – Aritmos.