IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança - PUC Goiás

Envio de Resumos

1. Normas para envio dos Resumos de Trabalhos

1.1. Informes Gerais

Para o envio dos resumos não há a necessidade de pagamento de inscrição no evento. O mesmo deverá ser feito mediante aprovação do trabalho e no ato do envio do trabalho completo.

A Comissão Científica reserva-se o direito de recusar qualquer trabalho fora das normas, critérios e prazos abaixo relacionados.

Todos os resumos e textos completos dos trabalhos serão analisados por membros da Comissão Científica do Simpósio, dentro dos prazos estabelecidos pela Comissão Organizadora.

Os interessados em participar do IV Simpósio Luso-brasileiro em Estudos da Criança, deverão enviar os resumos dos seus trabalhos no formulário eletrônico disponível no site do evento.

O período de envio será de 10 de Janeiro a 10 de Março de 2018. Após esse período a Comissão Organizadora enviará à Comissão Científica os resumos que cumprirem as normas de formulação e formatação.

Cada autor poderá apresentar até duas propostas, sendo uma como autor e outra como co-autor.

O recebimento do certificado de apresentação está condicionado à inscrição de todos(as) os(as) autores(as) e co-autores (as) e suas respectivas presenças no evento.

1.2. Normas para envio dos resumos

1.2.1. Eixos

O trabalho deverá ser inscrito em um dos eixos do evento e atender aos enfoques de debates que constituem o próprio eixo:

Eixo 1: Corpo e Cultura – Integram o eixo, temáticas como saberes e conhecimento; artes e expressões; emoções; territórios e mobilidades; migrações; gênero e sexualidade. O sentido do eixo consiste na ruptura com a dicotomia natureza/cultura no conhecimento da infância, explorando as possibilidades da pesquisa na compreensão dos modos como as crianças se expressam em suas relações sociais, no espaço e no tempo, no seu crescimento, na sua inserção como sujeito de e na cultura, na subjetividade, no consumo e no uso das mídias e tecnologias.

Eixo 2: Idades e Diversidades - Integram o eixo, temáticas como: brincadeiras e ludicidade; famílias e comunidades; intergeracionalidade; interculturalidade. O eixo estabelece a ruptura com as dicotomias entre ser/tornar-se e criança/adulto, procurando compreender as relações inter e intrageracionais na diversidade das condições hitórico sociais, geográficas, étnicas e raciais em que as crianças brincam, estudam, se relacionam umas com as outras, com os pais, com os vizinhos, com os outros.

Eixo 3: Instituições e Cotidianos – Integram o eixo, temáticas como: educação formal e não formal; direitos, política e justiça; contextos de acolhimento. O eixo visa interrogar os processos institucionais e as formas de vida cotidiana das crianças, rompendo com a dicotomia entre estrutura e ação e procurando integrar os modos instituintes com que as crianças, nas mais diversas condições e circunstâncias, constroem as suas vidas.

Eixo 4: Políticas Públicas e Participação: Integra o eixo temáticas como: construção, implementação ou avaliação de políticas públicas para a infância; proposição de políticas intersetoriais; pesquisas e estudos sobre políticas de educação, assistência, saúde, lazer, cultura para a infância, etc; experiências de protagonismos, escuta e participação infantil. O eixo visa socializar estudos e políticas que atentem para a garantia dos direitos de provisão, proteção e participação infantil.

1.3. Caracterização do resumo

1.3.1. formatação

Os resumos deverão ser digitados diretamente na plataforma digital de inscrição, de acordo com os critérios de formatação dispostos a seguir:

• Extensão de até 1500 caracteres (com espaços);
  • Título do trabalho;
  • Nomes dos autores/co-autores, da universidade e e-mail de contato (máximo de 1 autores e 2 co-autores)
  • Uso de até 4 palavras chaves

1.3.2. Estrutura

• Apresentação/Introdução;
  • Referencial Teórico;
  • Metodologia;
  • Resultados (parciais ou integrais).

1.4. Critérios de avaliação dos Resumos

1.4.1. Aspectos Linguísticos, Coerência e Coesão

• Coerência lógico-estrutural no desenvolvimento do raciocínio;
  • Nos aspectos linguísticos serão considerados os conhecimentos necessários para a) o emprego a norma padrão e outros registros, conforme a pertinência e adequação contextual; b) o uso de recursos linguísticos para a produção de sentido do texto; c) demonstrar conhecimento das convenções da modalidade escrita;
  •  Para os aspectos da coerência serão considerados: aspectos referentes à organização do pensamento e dos conhecimentos adquiridos e da expressão coerente desses conhecimentos na elaboração do texto;
  • Para os aspectos de coesão serão consideradas: a organização dos elementos linguísticos na elaboração do texto, considerando sua capacidade de articular os componentes textuais utilizados, com vistas à progressão textual e apresentar adequação no uso dos fatores coesivos.

1.4.2. Pertinência dos tópicos do trabalho

• Apresentação adequada, com justificativa, objetivos, métodos e resultados alcançados;
  • Coerência entre o título proposto e o corpo do resumo expandido apresentado.
  • Coerência entre as premissas metodológicas adotadas;
  • Coerência ao eixo temático escolhido;
  • Coerência e relevância do referencial teórico apresentado;
  • Relevância do trabalho proposto para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.